segunda-feira, 25 de novembro de 2013

HABILIDADES CONSAGRADAS

Escrito em 14/12/2012

“De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor.” (Salmos 45:1)

Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com

Os filhos de Corá estavam realmente inspirados ao compor este salmo, que retrata a habilidade de Alguém a eles superior, Jesus. O Espírito Santo os inspirou a compor este salmo.

No primeiro versículo, eles incorporam a mente de Jesus enaltecendo a Deus o Pai; nos demais, continuando inspirados, eles próprios enaltecem o Filho de Deus.

Trata-se de um salmo profético, embora Jesus, enquanto esteve na Terra em forma humana, não deixou nada escrito de próprio punho, mas Suas palavras foram registradas por Seus apóstolos e discípulos, que as transmitiram com maior ou menor riqueza de detalhes, uns mais preocupados em narrar os fatos com objetividade e exatidão de informações, outros com o desejo de repassar a alma, o coração e a mente  de Jesus, com Seu jeito humanista de ser nas relações humanas.

Antes de chegar à boca, as palavras procedem de pensamentos que nascem na mente humana, que nelas se convertem, trazendo portanto toda a carga de subjetividade do autor.

O coração de Jesus é cheio de Amor; por isto, transborda em boas palavras. A Deus eleva a Sua mente criativa, consagrando-Lhe a Sua composição, fruto de uma habilidade especial, genuína; aliás, é a própria habilidade divina, originada da pena maior e mais perfeita, convertida para a linguagem humana, para que pudesse ser entendida pelos homens e a esses ensinasse o louvor e a adoração.

Importante destacar o quanto Jesus fazia questão de demonstrar aos homens a importância de se exaltar o nome de Deus. Ele não perdia uma oportunidade de evidenciar Sua dependência do Pai, Sua ligação constante com Ele, que todos os Seus atos eram concebidos na mente divina, para depois se concretizarem. Observe-se, por exemplo, a oração do Pai Nosso, que Ele nos ensinou.

Em contrapartida, nós, “pobres mortais”, “subimos num tijolinho e fazemos discurso”; queremos ser os donos da verdade, brigamos pela autoria de nossa composição, que, muitas vezes, é uma reorganização da pesquisa e trabalho de outrem; como se diz no mundo acadêmico: uma revisão literária. 

Alguém disse brincando e parafraseando Lavoisier: “No mundo nada se cria, tudo se copia”. 

Pouca coisa é de fato uma criação genuína; mesmo aqueles trabalhos fundamentados em pesquisa de campo são mais valorizados quando enriquecidos com outros autores de renome na área específica de conhecimento.

Concluindo, copiemos Jesus: “Consagremos a Deus todas as nossas habilidades”, exercitadas com total ou parcial originalidade, pois, no nosso entender, tudo, na verdade, dEle procede.  


    

sábado, 16 de novembro de 2013

O SOCORRO DO SENHOR

Escrito em 27/09/2012

“Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Salmos 40:1)

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images

O Salmo 40 foi composto por Davi e consiste numa oração por livramento. Ele exalta as maravilhas operadas por Deus a favor do homem, focando principalmente a Salvação e os atributos divinos de Verdade, Fidelidade, Misericórdia, Justiça e Graça.

Davi se reconhece um pecador; observa que os males que o atacavam decorriam das iniquidades por ele praticadas, mas se coloca humildemente diante de Deus, apela por Sua misericórdia e ainda O exalta como Aquele que dele cuida, o amparo e liberta.

É impressionante como encontramos neste Salmo de Davi a expressão mais íntima da nossa alma, toda carente da graça de Deus.

O versículo acima é o primeiro do salmo. O salmista ressalta, logo de início, o atendimento ao seu pedido; já chega diante de Deus demonstrando a sua confiança nEle e, em seguida, descreve em palavras simples, a atitude amorosa e compreensiva do Pai, que se inclina e ouve o seu pedido de socorro.

Há muitas situações na vida que somente o Senhor é capaz de trazer o lenitivo para a nossa alma sofrida e aflita, podendo o mal ser ou não resultante de nossas próprias transgressões.

Às vezes, a realidade é de uma injustiça cometida por outrem contra nós, acusações infundadas, um falso testemunho, uma calúnia, uma injúria, uma perda significativa ou qualquer outra coisa que faça doer o mais profundo do coração e sem termos condições próprias de reagir.

O filho de Deus nunca está só, por mais que se sinta solitário e desprezado. Deus está totalmente interessado por todos os aspectos de nossa vida e como disse Davi: ele Se inclina e ouve.

Recentemente me aconteceu algo interessante: eu ia viajar de Ipatinga para São Paulo, de avião, mas caminhávamos a pé (eu e meu marido, ele levava a mala) da rodovia para o aeroporto, um trecho de cerca de 2 km, mas o sol estava muito quente. Então, desejei muito uma carona. De repente, parou um carro ao nosso lado com um casal e ofereceu carona. Aceitamos, mas meu marido preferiu voltar para a rodovia, para pegar o ônibus de volta para o Vale Verde (distrito de Ipaba-MG).

Conversando com o casal, eles contaram que ele ia viajar, mas perdera o horário do “check in” e a empresa aérea não permitira seu embarque; daí, eu perguntei: então, você vai tentar outro vôo, agora? Ele disse: não! Eu acrescentei: então, por que estão indo para o aeroporto? A resposta: Para te levar! Estávamos voltando para Ipatinga, quando os vimos caminhando e pensamos que poderíamos ajudar; daí, fizemos o retorno para trazê-los.

Imagine: na verdade eu nem cheguei a sofrer, nem a clamar por socorro, apenas desejei uma carona e o Senhor proveu para mim. É um exemplo simples, mas suficiente para demonstrar o cuidado e o carinho de Deus por mim. Cada um de nós é especial aos olhos do Senhor.

Se você está sofrendo por algum motivo, faça como Davi, peça o socorro do Senhor e espere confiantemente. Ele vai atender.