sábado, 3 de novembro de 2012

EDIFICANDO O CARÁTER

Escrito em 01/08/2012

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” (Miquéias 6:8)

Fonte: 2.bp.blogspot.com

No versículo de hoje, o profeta Miquéias transmite a Israel e, por conseguinte, a nós, uma declaração do que Deus considera bom e que espera do Seu povo, no que concerne à edificação do caráter cristão: a prática da justiça, o amor à misericórdia e a humildade. Três valores tidos como colunas do caráter daqueles que professam amar e servir a Deus.

No mundo corrompido em que estamos vivendo, como dizia Rui Barbosa, as pessoas chegam a se envergonhar de terem um caráter reto.

·        “Praticar a justiça”, reconhecer o direito dos outros, saber qual o seu dever e executá-lo - para muitos, é ser bobo, é ser idiota; ativo e esperto é aquele que está sempre tirando vantagem nas suas transações;

·   “amar a misericórdia”, sentir compaixão pelas necessidades de outrem, estender a mão ao aflito, orientar o perdido - são atitudes tolas, é ter o coração mole, é frouxidão, cada um que se cuide...; o importante é estar por cima e ser durão;

·        “andar humildemente com Deus”, ouvir Suas orientações, obedecer à Sua Lei, guardar os Seus preceitos - é fraqueza, é falta de autonomia, é agir roboticamente; estufar o peito, empinar o nariz e olhar por cima, com ostentação - estas são atitudes valorizadas pelo mundo.

Um jovem precisa ser muito autêntico para se manter fiel ao Seu Deus, precisa estar continuamente em comunhão com Ele, por meio do estudo diário da Escritura Sagrada e colocar-se de joelhos perante o Senhor a cada dia, para sobreviver às influências danosas ao caráter que a vida lhe oferece.

Buscar boas companhias é fundamental, interessar-se por leituras edificantes, recarregar suas baterias em locais onde a natureza é abundante e inspiradora são algumas maneiras de aproximar-se de Deus e afastar-se das oportunidades de tentação.

O pior é que, muitas vezes, aquele que deveria ser uma referência positiva para o jovem revela-se uma referência negativa, um mal exemplo. É só abrir um jornal ou assistir a um noticiário e vamos ver uma enorme quantidade de trapaceiros, pais que não cuidam dos filhos, põem as crianças para esmolarem, pedófilos, ou colocam os filhos na prostituição, professores maltratando ou abusando dos seus alunos, autoridades eclesiásticas corrompidas por sexo e dinheiro e outros tantos exemplos negativos.

Se mantivermos os olhos, o coração e a mente fixos em Jesus, nossa única referência segura e firme, seremos vitoriosos na edificação do nosso caráter de acordo com a declaração de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário