Mostrando postagens com marcador Espírito Santo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Espírito Santo. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O ESPÍRITO SANTO – NOSSO TRANSFORMADOR

Escrito em 10/08/2012

“Quando Ele vier [o Espírito Santo], convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” (João 16:8)

Fonte: estudos.gospelmais.com.br

Como eu disse nos dias anteriores, Jesus estava preparando os discípulos para os fatos que se sucederiam, envolvendo Sua morte e ressurreição. Foi oportuno comunicar-lhes sobre a vinda do Espírito Santo e Seu papel na vida deles e no avanço do Evangelho.

Além do papel de Professor e de Consolador, o Espírito Santo realiza o papel de Transformador. Os três papéis são importantes e cada um é mais evidenciado numa determinada situação, embora possam acontecer de forma conjunta, integrada e harmoniosa na vida de cada de nós e também coletivamente na Igreja.

Hoje vamos ver um pouco sobre o papel transformador do Espírito Santo.
Na sequência do verso de hoje, João esclarece que o Espírito Santo convencerá o mundo:

·                     “do pecado, porque não creem em mim” – em Seu ministério terrestre, Jesus procurou realizar este trabalho de convencer as pessoas sobre o pecado como algo que as separa e afasta de Deus; Ele sempre buscava conquistar o coração delas, incentivando-as a abandonar o pecado e aceitar o convite divino para participar do Seu reino.

A atuação do Espírito neste propósito teria uma abrangência universal e maior força de convencimento, porque se fundamentaria na morte sacrifical de Jesus, por causa do pecado do homem, visando à sua reconciliação com Deus. Exemplo disto foi a grande conversão havida após o Pentecostes, com o derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos e sobre os ouvintes da pregação deles.

Uma das principais evidências da operação do Espírito Santo é a profunda convicção que Ele imprime em nossa mente e coração de que somos pecadores e como tais carecemos da glória de Deus, para o perdão e justificação.

·                    “da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais” – o Espírito Santo não somente expõe ao homem o pecado, mas também convence da justiça positiva, propiciada pelo sacríficio expiatório de Jesus em seu favor.

O Espírito Santo aponta para Jesus como o “Sol da justiça”, capaz de nos libertar das trevas do pecado, por meio da Sua justiça a nós imputada. Além disto, o Espírito Santo nos incentiva a uma entrega pessoal a Jesus, nos habilitando a uma vida santificada ao Senhor, por meio de Sua justiça comunicada.

·                    “do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado” – A morte redentora de Jesus garantiu a vitória sobre o príncipe deste mundo, Satanás, derrotado lá na cruz do Calvário.

Jesus, enquanto viveu na Terra, alertou os homens sobre o juízo que viria e que ninguém escaparia do julgamento, mas o medo do juízo não deve ser um motivador para nossa conversão e sim o Amor de Cristo revelado por nós.

O Espírito Santo desperta o pecador sobre as consequências de se continuar a viver em pecado e de negligenciar a salvação, oferecida por Jesus; faz-lhe ver que tal atitude só o levará à condenação, à semelhança de Satanás, culminando com a morte eterna.

Como o Espírito Santo convence o homem do pecado, aponta-lhe a justiça e salvação por meio de Jesus e mostra-lhe a consequência fatal da sua rejeição do Plano da Redenção, concluímos ser Ele um poderoso AGENTE TRANSFORMADOR.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O ESPÍRITO SANTO – NOSSO PROFESSOR

Escrito em 09/08/2012

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.[...] Quando vier, porém o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 14:26 e 16:13)

2.bp.blogspot.com

Quando Jesus esteve aqui na Terra com o objetivo de efetivar a fase mais crítica do Plano da Redenção, Ele formou uma equipe de apóstolos e discípulos, a quem ensinava e orientava por preceito e exemplo.

Esta equipe, provavelmente devido à cultura religiosa judaica já solidificada, não assimilava muito bem os princípios e a doutrina que Jesus lhe ensinava, porque Ele estava sempre lhes surpreendendo no que concerne à dimensão espiritual. Na verdade, Jesus estava corrigindo os desvios cometidos pela tradição. Embora Jesus falasse certas coisas repetidas vezes, elas ainda se mantinham meio obscuras na mente deles. Então, deixou-lhes a mensagem dos versículos acima.

Assim, antes do Seu sacrifício, Jesus falou-lhes longamente sobre a vinda do Espírito Santo e o que Ele faria. O papel do Espírito Santo seria de vital importância na divulgação do Evangelho, tanto no trabalho que os apóstolos e discípulos fariam, como na receptividade da mensagem pelo povo judeu e pelos gentios.

Após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, o Espírito Santo foi enviado e de forma toda especial no Pentecostes. Então, os discípulos foram revestidos de poder para testemunhar, pregar e operar milagres, porque o Espírito Santo estava lhes ensinando o que fazer, como fazer, o que dizer, como dizer, fazendo com que eles se lembrassem e entendessem as coisas que Jesus dissera, associassem ideias. Enfim, o Espírito Santo abriu-lhes o entendimento, como os raios de sol da manhã dissipam a escuridão da noite.

Realmente o Espírito Santo os guiou a toda a verdade, ou seja, clareou para eles aquela dimensão espiritual que Jesus dava do Seu Reino e de Sua Missão Redentora; evidenciou-lhes a amplitude, a transcendência do Evangelho, pois antes eles estavam presos a uma expectativa terrena, localizada e limitada da pessoa de Jesus.

Depois que receberam o Espírito Santo, os discípulos e apóstolos tornaram-se homens destemidos e corajosos, verdadeiros batalhadores na causa. Com isto, a Igreja Cristã primitiva caminhou a passos largos, cresceu e se desenvolveu no mundo conhecido da época; mas não parou por aí, avançou no tempo e no espaço para nos alcançar.

É o Espírito Santo que continua nos ensinando, nos fazendo entender e assimilar a Palavra de Deus, Ele toca o nosso coração e nos leva a aceitar Jesus como nosso Salvador. 

O Espírito Santo é NOSSO PROFESSOR.