Mostrando postagens com marcador Importância do templo na adoração. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Importância do templo na adoração. Mostrar todas as postagens

domingo, 27 de janeiro de 2013

A CASA DE DEUS EM RUÍNAS

Escrito em 01/09/2012

“Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? – diz o Senhor dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um corre por causa de sua própria casa. Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos.” (Ageu 1:9 e 10)

Fonte: http://content-portal.istoe.com.br/

Ontem conversamos sobre a Reverência. Hoje veremos como Deus dá importância à Sua casa, ou seja, ao templo onde Seu povo se reúne para o encontro com Ele.

O texto de hoje faz parte da advertência dada ao povo de Judá, ao governador Zorobabel e a Josué, o sumo sacerdote, por meio do profeta Ageu, no segundo ano do rei Dario, já no período de dominação da Medo-Pérsia.

Lembrando o contexto histórico, o maravilhoso templo que Salomão construíra havia sido destruído na invasão babilônica. Por 70 anos o povo judeu ficara cativo em Babilônia, no tempo do rei Nabucodonosor e de seus descendentes e sucessores até a tomada do reino pela Medo-Pérsia.

Importante destacar que os judeus tinham retornado a Jerusalém e cada um se preocupava em reconstruir suas próprias casas – o que era totalmente legítimo, mas o tempo passava e nada de se investir esforços na reconstrução do templo. Deus fizera vir a seca, a baixa produtividade da terra e ninguém as associava com o desinteresse pela casa de Deus. Foi necessário que Deus Se manifestasse aberta e objetivamente, conforme os versículos escolhidos para hoje. Somente então, eles partiram para a reconstrução do templo.

O que isto tem a ver conosco hoje?

A meu ver, a situação se repete, pois muitas vezes, a Casa de Deus fica em total descaso, enquanto nos preocupamos em habitar em casas cada vez melhores, com maior conforto. Queremos o melhor carro; de preferência, trocar a cada ano, sempre com um ZERO km. Procuramos dar aos nossos filhos o que pensamos ser a melhor escola, as roupas de marca, a tecnologia informática de ponta, os passeios de férias, entre outras coisas. Tudo justo, naturalmente, mas não podemos deixar de priorizar as necessidades espirituais, que incluem o lugar de culto e adoração a Deus.

Assim, os verdadeiros filhos de Deus se engajam da forma como podem, na doação de tempo, talento e dinheiro para construir a Casa de Deus ou para torná-la um local mais compatível com o nome do Senhor, onde o Evangelho da Salvação em Cristo Jesus possa ser pregado e levar mais e mais pessoas a conhecê-Lo, amá-Lo e serví-Lo.