Mostrando postagens com marcador perseverança. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador perseverança. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SUBINDO MAIS UM POUCO A ESCADA DA VIDA CRISTÃ

Escrito em 20/08/2012

“Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança, com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.” (2 Pedro 1:5-7)

Subindo a escada da vida cristã, ontem contemplamos a virtude e o conhecimento. Hoje avançaremos mais um pouco com o mesmo propósito: “tornarmo-nos co-participantes da natureza divina”.

Pedro diz que devemos associar com o conhecimento, o domínio próprio. Digamos que o quarto degrau seja o:

Domínio próprio – algumas traduções trazem a palavra “temperança”, ou seja, auto-controle, continência. Particularmente, considero este degrau o mais difícil de ser alcançado, pois depende mais de nós mesmos, como indica a palavra “próprio”, por mais que o Espírito Santo lute para nos educar neste sentido. 

É muito fácil escorregar neste degrau; parece que Satanás põe bastante sabão líquido nele e a gente cai, vez após vez.

Fonte: lh6.ggpht.com

Pensemos em algumas áreas mais críticas para o exercício do domínio próprio:

ü  controvérsias domésticas sobre educação de filhos – usualmente ocorrem discussões entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos;

ü   controle da alimentação – que dificuldade, principalmente quando temos de fechar a boca para os alimentos que afetam o colesterol, triglicerídeos, glicose, insulina, entre outros;

ü  intemperança na sexualidade, jogos, vícios ou maus hábitos, uso excessivo da internet;

ü  sedentarismo e preguiça;

ü  acrescente aqueles que lhe são mais difíceis.

   Então, importa orar muito sobre as nossas dificuldades pessoais de domínio próprio, que nos fazem pecar contra Deus, contra o nosso próximo e até contra nós mesmos.

Perseverança - Pedro acrescenta: associar com o domínio próprio, a perseverança

Digamos que o quinto degrau seja a perseverança, que algumas Bíblias traduzem como paciência. Na verdade, perseverar significa manter-se fiel de forma constante e contínua naquilo que já se atingiu, prosseguir no patamar alcançado.

Aplicando a mim, uma vez que eu alcance o domínio próprio no controle dos alimentos, por exemplo, eu tenho que perseverar nele, para manter as minhas taxas em níveis adequados. A endocrinologista que me acompanha me diz: “você precisa perder 5 kg, mas é perder para sempre e não achar de novo”. A perseverança requer paciência e força de vontade. 

Pensando no aspecto mais espiritual, uma vez atingido um patamar de santificação, precisamos nos firmar nele e crescer cada vez mais, buscando níveis de melhoria, de modo a nos assemelharmos mais e mais ao nosso Mestre, contando sempre com a direção do Espírito Santo.

domingo, 18 de novembro de 2012

A ARMADURA DE DEUS - II

Escrito em 13/08/2012

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.[...] Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” (Efésios 6:11 e 13)

Fonte: 1.bp.blogspot.com

Continuando o detalhamento da armadura de Deus que o cristão precisa utilizar para se proteger na guerra contra Satanás, vejamos o que Paulo acrescenta nos versículos 17 e 18:
  •       “Tomai também o capacete da salvação – o capacete protege a cabeça; a salvação deve ser um alvo constante na nossa mente, a nortear a direção do nosso viver. Temos um céu a conquistar e não podemos perdê-lo de vista, porque se relaxarmos e dermos atenção aos sedutores convites do inimigo, estaremos sujeitos à perdição. ‘Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida’. A teoria de ‘uma vez salvo, salvo para sempre’ não tem fundamento bíblico.
  •     e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus – ir para a guerra sem a espada é render-se ao inimigo; assim, o cristão que não se arma espiritualmente com a Palavra de Deus está fadado ao fracasso. Jesus, no deserto da tentação, resistiu a Satanás com o ‘está escrito’. Em todo o tempo, a Palavra de Deus era Sua referência.
  • com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito – a oração é o alimento da alma, é conforto na aflição. Quando o mundo se nos afigura sombrio, quando a esperança parece ruir, ajoelhar humildemente perante o Senhor e suplicar pode trazer o céu para junto de nós.
  • e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim” – orar e vigiar, porque ‘Satanás anda ao nosso redor como um leão que ruge querendo nos devorar’; então precisamos perseverar, mantermo-nos firmes com o olhar fixos no Senhor. Orar por nós mesmos, pelos irmãos na fé, pelos interessados e até por aqueles que estão rejeitando o Evangelho, para que sejam tocados pelo Espírito de Deus. Suplicar pelos obreiros de Deus na Terra, que também são humanos e tentados; parece que contra eles, o leão ruge mais forte.
A Bíblia diz que “basta a cada dia o seu mal”; então, precisamos resistir todos os dias, para permanecermos inabaláveis. 

Finalmente, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, prescreveu toda a paramentação necessária para a guerra espiritual em que vivemos, no constante conflito com Satanás, mas revestidos da armadura de Deus, seremos vitoriosos.