Mostrando postagens com marcador Nova criatura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nova criatura. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A VERDADE QUE LIBERTA


 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 
 (João 8:32)

Este é um verso pequeno, mas de enorme significado.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com
Jesus estava num daqueles intensos (o jovem de hoje diria “tensos”) diálogos com judeus e fariseus, sobre “quem era Jesus, Sua procedência, Sua missão”. Para eles, Jesus não passava de um impostor e blasfemador.

Eles se diziam filhos de Abraão, filhos de Deus, mas não aceitavam as palavras de Jesus, nem Seus atos de bondade e misericórdia, bem como os milagres que Ele realizava, para libertar uma alma do sofrimento.

Em contrapartida, Jesus reafirmava Sua identidade com Deus Pai e Sua missão salvadora. Além disto, insistia na incoerência deles em afirmar que eram filhos de Deus, e no entanto, não O reconheciam, nem O aceitavam como o Messias Prometido.

Eles ostentavam títulos de Doutores da Lei, conhecedores da Palavra de Deus, que, até então, se compunha apenas do Velho Testamento, mas justamente este é que continha todas as informações proféticas sobre o Messias vindouro, que, no caso, já estava ali, presente. Eles estavam cegados pelo Inimigo das Almas.

Foi nessas circunstâncias que Jesus proferiu a tão importante assertiva do verso de hoje.

Eles conheciam as Escrituras Sagradas, professavam conhecer a Verdade, mas não a entendiam. Eles conheciam a letra da Lei, mas não o seu espírito. Eles criaram para si um tipo de Messias, que não era o Prometido na Palavra, por isto, não O reconheciam. Estavam apegados ao “status”,  posição e poder, cheios de orgulho e vaidade velada, presos aos seus pecados, e Jesus lhes propunha a libertação.

Jesus deixou claro que se não cressem nEle, eles morreriam nos seus pecados. Mas Se nEle cressem e permanecessem em Suas palavras, conheceriam a Verdade e seriam libertos dos seus pecados. Ele veio para esta missão: salvar os homens de seus pecados.

Jesus é a Verdade. A Sua Palavra é a Verdade. As Escrituras tanto do Antigo quanto do Novo Testamento falam dEle; são a revelação da Sua pessoa e missão. O Antigo em termos proféticos; o Novo em termos do cumprimento daquilo que foi profetizado no Antigo. 

Por trás de toda a rejeição à pessoa de Jesus, está aquele que é o Pai da mentira, que se opõe à verdade, aquele que procura confundir e embotar a mente e o coração humano, para não aceitar a Jesus - assim foi com os judeus e fariseus naquele tempo, assim continua sendo nos tempos atuais, em todos os lugares, com todos os povos e nações. Satanás é enganador, oferece glórias mundanas, mostra um caminho colorido que acaba num beco escuro e fétido.

Mas... a Verdade, como é em Jesus, fala mais alto e prevalecerá ao final. 

Vale destacar aqui a libertação que se dá quando uma pessoa entrega de fato o coração e a mente a Jesus - ocorre o novo nascimento: ela morre para a vida de pecado e nasce para uma vida de graça, de bênçãos celestes.

Na prática, a pessoa convertida se liberta do pecado nas suas diversas formas, aparentes e ocultas. Processa-se no crente uma mudança visível: abandona os vícios, crimes, vaidade, linguagem profana, entre outros; e uma mudança interior: passa a ver a vida, a si mesmo e as demais pessoas com outros olhos, com mais amor e compaixão, abandona preconceitos, torna-se mais paciente e tolerante; enfim, permite que o Espírito Santo opere em sua vida e a transforme numa nova criatura. Naturalmente, ninguém vira santo da noite para o dia, pois a santificação é um processo gradativo, à medida da comunhão com Deus e Sua Palavra.

Jesus é a Verdade que liberta.


terça-feira, 24 de julho de 2012

NOVA CRIATURA

Escrito em 06/06/2012

Fonte: salmos3703.files.wordpress.com     
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 
(2 Coríntios 5:17)

Gosto muito da ideia de novação, renovação, novo nascimento, tão presente na Palavra de Deus. Interessante: à medida em que envelhecemos, ela se torna mais atraente; “claro”.

Mas a razão por trás do “claro” não é o envelhecer físico, porque Paulo não está  se referindo aí a um rejuvenecimento físico, se bem que ele pode, em certo grau, acontecer, por via de consequência, em função de um novo estilo de vida adotado pelo cristão.

O meu ”claro” refere-se a um crescimento na graça e na comunhão com Jesus, o que, por sua vez, envolve um processo de santificação, que se inicia lá trás, quando alguém tem o primeiro contato com Jesus e dá oportunidade ao Espírito Santo, para ir trabalhando em sua mente, de forma lenta, gradual e contínua. Não se descarta aqui a possibilidade de um conhecimento instantâneo e eficaz, que eventualmente acontece com alguém. Porém é mais comum o conhecimento de Jesus Cristo ocorrer num processo gradativo, até que a pessoa chegue a um estágio de verdadeira integração com Ele e, para ser coerente consigo mesma, toma a decisão de aceitá-Lo definitivamente. Então, esta pessoa se torna uma nova criatura.

A nova criatura pensa diferente, tem atitudes diferentes, age diferente; ela tem uma nova referência, um novo modelo a imitar, um novo objetivo de vida, um novo sentido para a vida. Deixa para trás os hábitos nocivos à sua saúde física, mental e espiritual e adota novos hábitos que lhe promovam um novo vigor em todos os aspectos. Abandona o pecado e foge dele, porque ele “faz separação entre nós e o nosso Deus” e quer se aproximar de Deus cada vez mais; estar em Sua presença.

Uma nova criatura passa a enxergar a si mesma e ao seu semelhante como alguém por quem Jesus deu a própria vida, e desta forma, sente que cada ser humano tem um lugar especial no coração de Deus.

Uma nova criatura se torna mais sensitiva às necessidades do outro; tem o desejo de assistir ao pobre em sua fome, ao doente em sua enfermidade, ao perdido em sua busca.

Assim, a consequência natural de “estar em Cristo” é nos tornar uma “nova criatura”. Hoje posso ser uma nova criatura, se não o fui ontem; amanhã poderei ser uma nova criatura, se não o fui hoje. Mas Jesus nos convida continuamente, e nos espera de braços abertos, não nos esqueçamos!