Mostrando postagens com marcador testemunho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador testemunho. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

JESUS – A FONTE DA ÁGUA VIVA

Escrito em 29/09/2012

“No último dia, o grande dia da festa [dos Tabernáculos], levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7:37 e 38)

Fonte:http://download.ultradownloads.com.br/Rio-Danubio

No capítulo anterior (ênfase no 6:35), Jesus Se apresenta como o Pão da Vida. Depois, Ele introduz outro elemento essencial à vida, a água e Se denomina a “Água da Vida”. 

Hoje vamos explorar um pouco mais este último conceito.

Assim como a metáfora do Pão, a da Água deve ser entendida no sentido espiritual. Jesus Se oferece ao sedento como a água, elemento vital para todo ser vivo.

Já faz algum tempo, certa noite, no sítio no Vale Verde – MG, em torno das 22 h, eu estava aguando as plantas; fazia um calor tão intenso que antes de eu ir para a cama, senti o desejo de beber uma água fresca e de tomar um outro banho; daí, me lembrei das plantas, olhei para elas e pensei: elas também estão com sede, rapidinho eu faço isto. Impressionante como elas agradeceram!

Uns dias antes, cheguei ao sítio e notei um pé de hibisco seco e feio e um pé de amoras todo sem graça. Coitadinhos! Não vinham recebendo atenção e cuidado. Peguei a mangueira e os reguei. O hibisco no dia seguinte amanheceu todo florido; e, com poucos dias, a amoreira já estava produzindo deliciosas amoras.

Jesus é a Água da Vida. Sem ele, a nossa vida é como um ramo seco, sem vida, que não produz folhas, flores nem frutos. Existem pessoas que aparentemente teriam tudo para ser feliz e não o são; algumas até dão cabo da própria vida, devido a uma profunda insatisfação interior. Falta-lhes o sentido para a existência. Mas... ninguém precisa perecer de sede – Jesus é a água da vida, fonte inesgotável e inteiramente disponível.

E mais: quem bebe desta água se torna um manancial e passa a dessedentar outras pessoas, como aqueles rios que são formados a partir de uma fonte, que, muitas vezes, nem é tão grande.

Há algum tempo, recebi um e-mail com uma apresentação maravilhosa sobre o Rio Danúbio, mostrando a sua origem e o seu avançar, sempre crescendo e banhando vários países, passando por várias capitais até desaguar no mar. Coisa fantástica!

Foi isto que Jesus disse que ocorreria com aqueles que nEle cressem: do seu interior fluiriam rios de água viva. E esclarece que isto ocorreria quando recebessem o Espírito Santo que Ele enviaria, após a Sua glorificação.

E foi exatamente assim que aconteceu com os discípulos de Jesus da Igreja Primitiva: após o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, saíram a testemunhar por todo mundo conhecido de então. 

E foi assim que o Evangelho chegou até nossos dias, e praticamente o mundo inteiro vem recebendo as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus.

Cada um de nós pode ser um Rio Danúbio, dessedentando os que estão às margens, carentes da Água da Vida.



domingo, 4 de novembro de 2012

O SAL DA TERRA

Escrito em 02/08/2012

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” (Mateus 5:13)

Fonte: www.unidosgv.com.br

Os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus são de inestimável riqueza espiritual, porque neles Jesus transmite com beleza poética e, ao mesmo tempo, com autoridade, a Sua doutrina, a filosofia do Seu reino, que é fundamentada no Amor, sempre utilizando uma linguagem simples, com figuras que pertenciam ao cotidiano dos Seus ouvintes e todos ficavam maravilhados. Ainda bem que esta linda mensagem foi preservada até nossos dias, pois assim nós também podemos nos extasiar com as palavras do Mestre.

Nesta ocasião, Jesus usa o tempero do sal. Quer coisa mais simples para ressaltar a influência do nosso testemunho?

Há poucos dias, com visita em casa, sendo uma delas uma exímia cozinheira, na agitação e correria, eu esqueci de colocar sal no feijão. Que horror, uma comida sem sal! Que vexame! Colocar sal no prato, na hora de comer, quebra o galho, mas não fica tão bom.

Quando eu era adolescente, minha mãe estava de repouso pós parto e meu pai me mandou fazer o almoço. Eu, sem experiência, exagerei na dose de sal e aí meu pai ficou bravo e disse: “Você fez sal com arroz e não arroz com sal!”. Conclusão: ninguém suportou comer o arroz. Jamais me esqueci deste episódio, e até hoje, coloco sal com cuidado, porque se a falta de sal é ruim, o excesso é insuportável e não há como remediar.

Levando para o lado espiritual, como entender a fala de Jesus:

“Vós sois o sal da terra”?

Qual é o tempero do cristão?

Entendo que é o testemunho eficaz, na dosagem certa, nem mais, nem menos, do jeito certo. 

Já foi abordado por alguém que fala de Jesus, de forma contínua, ininterrupta, monopolizando a fala? Eu já ouvi vários e só tenho paciência por amor de Jesus.

Ele diz ainda que se o sal torna-se insípido, ou seja, quando perde o sabor, não serve mais como tempero, tem de ser descartado.

Daí, imagino que temos de ter cuidado, para que o nosso testemunho se mantenha saudável, saboroso, levando ao nosso semelhante o Amor e a Graça de Jesus, capazes de transformar vidas, dando a elas sabor e sentido.

Me lembro agora do Hino 486 do HA - “Sal da Terra”, de que gosto muito. Vai aí um pedacinho:

“Jesus nos deu esta missão: o Seu amor compartilhar, somente entraremos em ação, se o Amor de Deus nos motivar; o Seu poder nos moverá e assim iremos repartir o Amor de Deus, a verdadeira paz e a doce esperança no porvir.
Vós sois o sal da terra, vós sois o sal da terra, restaurando o sabor e a alegria de viver, vós sois da terra.”