sábado, 14 de dezembro de 2013

APROXIMA-SE O NATAL

Escrito em 14/13/2012

“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. [...] Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” [...] Ela dará à luz um filho e lhe porá o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. (Isaías 7:14; 9:6; Mateus 1:21)

Fonte: http://historiasbiblia.files.wordpress.com

O Natal é uma festa de alegria, pois o mundo cristão comemora o nascimento do menino Jesus. Embora 25 de dezembro não seja a data real do seu nascimento, já virou uma tradição e então considero oportuna uma mensagem sobre tão importante evento.

Citamos acima dois textos que o Senhor deu ao profeta Isaías e que constituíram promessas que acalentaram por quase 5 séculos o povo de Deus, que aguardava o nascimento do Messias, o Salvador Ungido.

O terceiro texto já é do Evangelho de Mateus, um contemporâneo de Jesus, que fez questão de evidenciar sua conexão com a profecia de Isaías, ou seja, de demonstrar o cumprimento da mesma na pessoa de Jesus.

Este texto de Mateus está no tempo futuro, porque foi dito por um anjo do Senhor a José, na época em que sua futura esposa - Maria - aparece grávida, sem que eles tivessem coabitado, e ele intentava abandoná-la. O anjo lhe esclarece que ela concebera do Espírito Santo e a nobre missão que este filho teria de salvar o mundo dos seus pecados, para que se cumprisse o que havia sido profetizado por Isaías.

Diante de tal circunstância, José a recebeu, mas respeitou a sua virgindade até que nascesse o menino Jesus. Depois disto, Maria teve outros filhos com José.

Cabe ressaltar que o nome “Emanuel” significa “Deus conosco”.

O Evangelho de Lucas também narra com detalhes no capítulo 1 sobre a concepção de Jesus e no cap. 2 sobre o nascimento dEle. Vale a pena revisitar esses textos, para fortalecimento da nossa fé.

É lindo o relato de Lucas; em especial, a mensagem da milícia celestial de anjos aos pastores de Belém: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.

Hoje é comum as pessoas fazerem do Natal uma festa de muita luz, som, cor, comida, bebida e troca de presentes; mas, às vezes, esquecem de convidar o aniversariante Jesus para participar.

Que nós possamos comemorar o Natal com o verdadeiro significado que ele tem: o nascimento do Salvador, que, durante Sua vida e Obra, cumpriu cabalmente a Sua missão, tendo sido realmente “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário