quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O TRIPÉ DA OBRA REDENTORA

 Escrito em 02/10/2013

“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades.” (Mateus 9:35)

Embora quem processe a conversão na mente e no coração seja o Espírito Santo, as pessoas são instrumentos nas mãos de Deus, operando conjuntamente neste processo.

O dia 02 de outubro é aniversário do meu novo nascimento, data que guardo com carinho, consideração e gratidão a Deus por ter-me concedido a oportunidade de conhecer a Verdade e por ter colocado no meu caminho algumas pessoas especiais que colaboraram no processo da minha conversão.

Um pouco depois do meu batismo, fui passar uns dias das minhas férias em Belém-PA, na casa de uma amiga, Heloísa Helena Guedes, que era obreira bíblica do Hospital Adventista de Belém. Neste período, houve um seminário para os funcionários do hospital no Mosqueiro, um lugar maravilhoso, uma ilha no rio Amazonas, parecia mar, com direito a pequenas ondas.


Fonte: http://img.colorirgratis.com


Durante o seminário, um dos oradores disse: alguém já observou a árvore que existe bem aqui em frente da pousada? Ela encerra uma mensagem importante para nós; ela brota do chão com um tronco grosso e resistente e depois se abre em três fortes braços, de onde surgem os ramos, as folhas e os frutos.

Ela nos lembra o tripé da obra redentora empreendida por Jesus, em cujo exemplo se inspira a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Que atividades praticava Jesus?

O verso em pauta as salienta: ensinava, pregava e curava.

O tronco grosso e resistente simboliza Jesus, que dá a sustentação para os três braços fortes que se abrem. Assim a IASD se organiza em três ramos:

·         O ensino, com o propósito de desenvolver uma educação integral, desde a pré-escola, o ensino fundamental, o segundo grau, a faculdade e a pós graduação, visando ao homem todo, inclusive a parte espiritual, preparando-o não apenas para este mundo, mas para a vida eterna no reino de Deus. Grande parte do tempo de Jesus, em Seu ministério terrestre, Ele passava ensinando.

·         A pregação do Evangelho do reino, com o objetivo de levar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, o Filho de Deus, que veio ao mundo para que “todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Jesus estava sempre pregando, fosse para uma única pessoa, um grupo maior ou ainda uma multidão; na sala  de uma residência, na sinagoga, na montanha ou à beira mar.

·         A saúde, com o objetivo de restaurar o bem estar das pessoas, divulgando a mensagem sobre reforma de saúde, com atendimento em hospitais, clínicas assistenciais fixas ou móveis, dentro de um conceito e práticas diferenciados, com base em tratamentos os mais naturais possíveis. Grande parte do tempo de Jesus foi empregado na cura dos enfermos; Ele, o Médico dos médicos se interessava pelos sofredores da alma e do corpo, podia ser uma dor de cabeça, uma paralisia crônica, um cegueira de nascença. Até ressurreições realizou. 

A idéia predominante é de que o homem é um conjunto indivisível e, portanto, deve ser contemplado como um todo: corpo, mente e espírito e a melhor maneira de fazê-lo é investindo nos três campos que envolve a vida humana.

Nós podemos e devemos seguir o exemplo de Jesus, seja como beneficiários deste tripé, seja como promotores de um ou mais desses campos de atuação, a favor da salvação do homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário