domingo, 26 de janeiro de 2014

SEGURANÇA E PROSPERIDADE

Escrito em 09/12/2012

“Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” (2 Crônicas 20:20)

Josafá foi um dos reis de Judá que obedecia a Deus e buscava o conselho divino, por meio dos profetas, para as decisões mais importantes, principalmente na condução dos assuntos nacionais. Tinha 35 anos quando começou a reinar e reinou durante 25 anos.

As palavras acima foram ditas por ele no momento em que preparava para uma guerra, para se defender contra os filhos de Moabe e de Amon, que queriam subjugar Judá, que venceu a guerra.

Destaquemos o incentivo que Josafá procurou incutir no povo:

Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros – acho que Josafá evidenciou aqui uma atitude de humildade perante Deus e a nação.

Ele poderia, como é comum entre os monarcas, procurar colocar a esperança e a confiança do povo na sua própria pessoa, mas demonstrou que depositava a sua confiança no Senhor.

Eles estavam saindo para a guerra e a segurança deles dependia do Senhor. Se eles seguissem a orientação de Deus, seriam bem sucedidos. E assim aconteceu.

Crede nos seus profetas e prosperareis – Por que estaria a prosperidade relacionada com a crença nos profetas?

Fonte: http://elregresa.net/wp-content/uploads/2012/04/Profetas

Acredito que pelo fato de os profetas atuarem como mensageiros de Deus, passando as diretrizes, orientações e até advertências procedentes do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Os profetas eram pessoas que transmitiam as mensagens de Deus, fossem boas ou ruins aos olhos do monarca e do povo. Eles falavam sobre o passado, como reflexão sobre o presente e antecipavam o futuro. Por isto, Josafá, homem fiel e temente a Deus, era convicto de que crer nos profetas traria prosperidade, mesmo quando eles transmitiam palavras de advertência.

E hoje?

Teriam as palavras de Josafá influência para nós hoje? Seriam ainda válidas?
A Bíblia diz que Deus é o mesmo, sempre e eternamente; diz também que Deus é Amor e o comprova pelo fato de ter dado o Seu filho unigênito, Jesus Cristo, para a nossa salvação.

Acredito que a mão de Deus está no controle das nossas vidas, e que portanto, crer nEle continua sendo a maior fonte de segurança, embora não devamos descuidar dos aspectos da prevenção, que a nós compete. Não é porque eu creio em Deus, que eu vou, por exemplo, viajar com os pneus carecas, com extintor de incêndio vencido, deixar de usar o cinto de segurança, entre outras coisas.

E quanto aos profetas?

Nem sempre os temos presentemente, como no passado, embora Deus ainda utilize pessoas consagradas para nos ajudar, orientar, advertir, aconselhar etc.

Temos ainda a influência dos antigos profetas pelos registros preservados.

Temos ainda pessoas inspiradas por Deus, que representam uma rica fonte de guia para nossas vidas, cuja influência pode resultar em prosperidade. Por exemplo, os escritos de Ellen G. White, para mim, são uma fonte inesgotável de sabedoria, onde busco me alimentar espiritualmente com frequência. Para aqueles que estão se preparando para casar, sugiro a leitura e meditação do livro “O Lar Adventista”, que, a meu ver, deveria se intitular “O Lar Cristão”, pois esclarece muito sobre a vida conjugal e a educação de filhos, para toda e qualquer família, independente de credo religioso.

Enfim, crer em Deus continua sendo e sempre será fonte de segurança, bem como crer nos profetas, fonte de prosperidade.



Um comentário: