domingo, 23 de março de 2014

NINGUÉM VOS ENGANE

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo". (Colossenses 2:8)

Parece que a capacidade de alguém arrastar consigo outras pessoas e dominá-las já era preocupante na Igreja Primitiva fundada por Jesus e Seus discípulos, porque no verso escolhido para nossa meditação de hoje, Paulo adverte aos Colossenses sobre esta possibilidade.

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com

Aliás, esta é uma das táticas utilizadas pelo inimigo das nossas almas. Foi assim que Satanás, encarnado na serpente, que era um dos animais mais bonitos da Terra, conseguiu convencer a Eva de pegar e comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, que Deus dissera a ela e a Adão que nem tocassem, senão morreriam.

Satanás, por sua vez, disse à Eva que a árvore era boa para dar entendimento e que não morreriam.

De fato, eles não morreram imediatamente, mas a partir daquele momento, eles já se tornaram suscetíveis à morte. Até a natureza começou a sofrer danos.

Com a entrada do pecado na Terra, o ser humano passa a depender de um Salvador para resgatar o direito à vida eterna. A cada descendente de Adão e Eva que nascia, acendia-lhes a esperança de que aquele seria o Salvador, que Deus lhes prometera após a queda. Mas logo começaram a sofrer as consequências da transgressão da ordem divina, principalmente quando o filho Caim mata seu irmão Abel.

Voltando à questão do engano, a julgar pelo mundo em que vivemos hoje, Satanás tem conseguido muitos adeptos à sua tática, porque até nos meios religiosos, a falsidade e o engano se fazem presentes.

No verso de hoje, Paulo nos orienta exatamente sobre o engano espiritual, através do qual podemos nos tornar presas de alguém, de uma denominação, de uma igreja, enfim, de um sistema que se baseie em ideias humanas, adulterando a Verdade genuína das Escrituras Sagradas.

Alguns apresentam alegações fundadas em sua própria autoridade, em seu poder, em suas interpretações pessoais, ao invés de nos ensinos de Jesus e na Sua Palavra. Fica muito chique apresentar argumentos de homens famosos, como certos filósofos, teólogos proeminentes, que, muitas vezes, não estão seguindo a vontade de Deus em Sua Lei, que é a expressão do Seu caráter.

Desta forma, historicamente muitas mudanças têm sido processadas e multidões levadas a práticas que contrariam a Verdade. Alguns exemplos:

- Divórcio: a Bíblia o admite, mas a contração de novo casamento só no caso de infidelidade conjugal e somente para o cônjuge que foi traído. Mesmo assim, a opção mais desejável é a do perdão e reconciliação. Não estou falando aqui juridicamente; a lei brasileira abre um leque muito maior de possibilidades e considera como solteiro os divorciados, podendo eles contrair novo matrimônio e isto repetidas vezes.

- União de homossexuais: a Bíblia não a admite. Juridicamente já tem valor legal o contrato de união estável entre pessoas do mesmo sexo, com todos os direitos dela decorrentes, como por exemplo, adoção de filhos, partilha de bens, em caso de separação etc.

- Dia de adoração, descanso e guarda: pela Bíblia, é o sétimo dia da semana, o sábado, mas muitas denominações consideram o domingo, embora o utilizem como um dia comum e não como um dia separado por e para Deus e descanso do homem.

- Produção e culto de imagens: Deus nos proibiu de  fazer imagens e muito mais de adorá-las, mas esta prática é adotada em larga escala. Jesus deixou claro ser Ele o único intercessor entre Deus e os homens; no entanto, cria-se uma série de intercessores, baseando-se em histórias humanas e processos religiosos de beatificação.

Finalmente, muita gente sincera tem sido levada por sistemas divergentes da vontade explícita de Deus, deixada para nossa guia e prática nas Escrituras Sagradas. Alguns se apegam a tais sistemas por tradição, costumes, comodismo, interesses pessoais e materiais, não quererem contrariar os pais, os filhos etc, perpetuando infinitamente o engano, mesmo diante do risco de comprometer a própria salvação e a de seus familiares.

Jesus já havia alertado: “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam”.

Ainda que alguém "conhecedor" da Palavra de Deus o tenha decepcionado por algum motivo, busque por si mesmo o verdadeiro conhecimento, estude a Bíblia; peça, por meio da oração, a iluminação do Espírito Santo e verá como a luz da Verdade vai brilhar em sua mente.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário