segunda-feira, 3 de março de 2014

CONHEÇO-TE PELO TEU NOME

“...Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos”.  (Êxodo 33:12)

Que privilégio e grande honra para Moisés ouvir diretamente de Deus a frase acima. Deus disse e repetiu, conforme versículo 17.

Moisés havia sido escolhido por Deus para a difícil missão de retirar o povo hebreu que estava cativo no Egito e conduzí-lo à Terra  Prometida. No auge de sua juventude, Moisés demonstrara um gênio impetuoso e uma ousadia perigosa, agindo com suas próprias forças para fazer justiça ao seu povo e acabou tendo de fugir do Egito.

Deus permitiu que ele passasse 40 anos de sua vida na Terra de Midiã, onde se casou e trabalhou para seu sogro, cuidando do rebanho de ovelhas. Neste labor, desenvolveu a paciência e a mansidão, tornando-se apto ao encargo que receberia de Deus.

O interessante é que, embora não tenhamos recebido de Deus uma missão tão arrojada como a que foi por Ele designada a Moisés, cada um de nós também é conhecido pelo nome e acha graça diante dos olhos do Senhor. Que maravilha! Ele olha de cima com especial interesse para cada uma de Suas criaturas, conhece-nos desde o ventre materno; antes que os nossos pensamentos sejam convertidos em palavras, Ele já os conhece todos; sabe dos fios de cabelo que possuímos e que caem de nossas cabeças; enfim, tudo o que a nós concerne Ele domina. Ele é um Pai zeloso em prover o melhor para Seus filhos.

Tal como Moisés, nós achamos graça diante dos olhos de Deus. Isto é confortador e animador; assim, encontramos força e incentivo para seguir adiante em nossa luta.

Ainda que haja dificuldades, podemos confiar na graça de Deus, podemos confiar que Ele irá à frente, abrindo caminhos e portas.

Compete a nós ouvir as Suas orientações, obedecer aos Seus mandamentos, seguir na direção que Ele nos aponta. O problema é que, muitas vezes, nós queremos seguir um caminho projetado por nós mesmos, ignorando as pegadas que Ele deixou para nós. Neste caso, fatalmente, vamos chegar a um porto inseguro, além de provavelmente nos deparar com muitas pedras pelo caminho, talvez tempestades, até tsunamis de problemas.

Não estou dizendo que seguindo os passos dEle tudo será um mar de rosas; teremos também dificuldades, problemas e provações, mas Ele nos dará condições de enfrentá-los de cabeça erguida.  

De acordo com a Bíblia, Moisés enfrentou uma série de dificuldades na condução do povo hebreu à Terra Prometida, mas sempre buscava orientação de Deus para resolvê-las. Por sua intercessão comprometida e amorosa, muitas vezes obteve o perdão divino para as reiteradas desobediências do povo que conduzia.

Moisés também vacilou num momento em que devia testemunhar de Deus, Que imputou-lhe a pena de não entrar na Terra Prometida; permitiu-lhe apenas avistá-la do alto de um monte. 

Moisés passou pela morte, mas Deus o ressuscitou e o levou para o céu.

Quando Jesus estava prestes a ser entregue para enfrentar a cruz, Moisés foi enviado do céu para consolá-Lo, em Sua agonia (Mateus 17:3).

Fonte: http://www.pime.org.br

Vemos assim que a graça de Deus foi suficiente para conceder a Moisés o perdão e o direito à vida eterna. A mesma graça também nos é destinada.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário