terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DEUS DOS NINIVITAS OU DE JONAS?

Escrito em 25/08/2012

“[...] sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida [...]. E disse o Senhor: É razoável esta tua ira?” (Jonas 3:2-4)

A história de Jonas é toda incrível. Ele é o típico retrato do homem na sua natureza caída. “Apronta todas” e ainda se acha o dono da verdade, capaz até de julgar a Deus. E a paciência de Deus é tão grande com ele, que ainda lhe dá sucessivas oportunidades de compreender Sua natureza, Seu amor, Sua graça.

Daí o nosso título de hoje, para nos fazer pensar. Será que estamos querendo um Deus que perdoa os Ninivitas ou como Jonas, queremos um Deus que condena, sem dar uma nova chance?

Jonas foi chamado por Deus para pregar à ímpia cidade de Nínive. Jonas desobedeceu a ordem divina e embarcou num navio em direção contrária. Escondeu-se lá no porão do navio e dormiu tranquilamente. Veio um temporal, e, resumindo, a solução foi lançar Jonas ao mar. Ele foi engolido por um grande peixe e na barriga do peixe, ele orou, se humilhou e exaltou o nome de Deus.

Fonte: 3.bp.blogspot.com
Deus fez com que o peixe vomitasse Jonas na praia e de novo o mandou pregar em Nínive. Desta vez ele obedeceu, pregou e o povo, inclusive o Rei, aceitou a mensagem e se converteu. Então, Deus desistiu da destruição que dissera que faria. Foi então que Jonas se irou contra Deus, a ponto de pedir a morte, por causa da Sua bondade e misericórdia para com os Ninivitas.

Mais uma vez Deus foi paciente com Jonas, e fê-lo passar por uma experiência, em que este se irou novamente e tornou a pedir a morte, por causa de uma planta que o próprio Deus fizera nascer para protegê-lo do sol e no dia seguinte fizera morrer.

Deus, outra vez dialoga com ele, fazendo-o entender sobre a Sua compaixão por toda uma cidade e seu povo, compreendendo mais de 120.000 pessoas.

A gente se impressiona com as atitudes de Jonas, mas há muitos Jonas por aí! Muitos de nós, às vezes, nos comportamos de forma irracional, irascível, sem a menor compaixão pelos nossos semelhantes, julgando com base numa postura individualista, egoísta e intolerante.

Fonte: chrisduran.com.br
Mas se Deus se serviu de uma pessoa como Jonas para um trabalho tão nobre, pode também nos utilizar, defeituosos como somos e nos transformar, para sermos instrumentos em Suas mãos.

Nosso referencial é Jesus; Ele é o exemplo a ser imitado. É a Sua imagem que devemos refletir em nosso viver, no nosso dia a dia, nas nossas relações com os nossos semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário