quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

GRAÇA, VERDADE, JUSTIÇA E PAZ

Escrito em 25/08/2012

“Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram.” (Salmos 85:10)

O versículo escolhido para hoje é de uma beleza singular. Os salmistas, os filhos de Corá, transmitem de forma poética, até romântica, um pensamento nobre de cunho profético. Eles personificam as características imanentes e inerentes a Deus; dá-lhes vida como se fossem pessoas que se encontram, naturalmente se abraçam e se beijam, como amigos, como namorados.

Então nos vem a pergunta: quem é a personificação dessas características? A resposta é única: JESUS. Somente nEle elas se encontram de forma plena, integrada e harmoniosa.

Fonte: 4.bp.blogspot.com

A GRAÇA é conhecida pelos cristãos como “um dom imerecido”. É pela graça de Jesus que o dom da salvação nos é concedido. É por Sua graça que nós, pecadores, somos justificados diante de Deus, porque Jesus assumiu a nossa culpa e depôs a Sua vida para restituir-nos o direito à vida eterna.

E a VERDADE? Pode ser definida como os pilares de sustentação de um corpo de doutrina, todo o conjunto dos escritos bíblicos que formam o Plano da Redenção do homem, tendo no centro a pessoa de Jesus, o Redentor. Em Seu julgamento perante Pilatos, este Lhe perguntou: “O que é a VERDADE”? Mas não esperou a resposta. Talvez se tivesse ouvido, não teria entregue o Salvador em mãos homicidas. Jesus disse certa vez: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ele próprio é a VERDADE.

Em Jesus a GRAÇA e a VERDADE se encontraram. A graça sem a verdade perderia sentido, força de atração e espaço, assim como a verdade sem a graça ficaria inócua.

A JUSTIÇA visa entregar a cada um o que é seu por direito e que de alguma forma foi usurpado. Satanás, com sua sagacidade, enganou os nossos primeiros pais e usurpou-lhes o direito à vida eterna e ainda lhes trouxe, como também a nós, várias consequências maléficas. Mas Cristo é a nossa JUSTIÇA: ele com Sua vida santa, cumpriu as exigências da Lei, levou sobre o madeiro os nossos pecados, carregou a nossa culpa, arrostou a pena que a nós seria destinada, derramou na cruz do Calvário o Seu sangue; desta forma, nos resgatou da condenação e restituiu-nos o direito à vida eterna. Diz-se por isto, que Ele nos cobre com Seu manto de justiça.

A PAZ é o resultado da justiça a nós imputada, sendo ela portanto, também um dom do Senhor Jesus. A paz nos traz a alegria do perdão, alívio à consciência, o conforto da reconciliação com Deus.

Somente pela paz de Jesus em nosso coração, podemos dizer como o salmista: “em paz me deito e logo pego no sono”.

Jesus nos transmite a Sua paz. Ele diz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vou dou, não vo-la dou como a dá o mundo”.

A Justiça que não conduz à Paz não é real, assim como a paz que não resulta da justiça também é falsa.

A JUSTIÇA e a PAZ se beijaram na pessoa de Jesus, e nós aceitando-O, também nos deleitamos neste beijo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário