segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O ATLETA E A COROA

Escrito em 24/08/2012

“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” (1 Coríntios 9:25)

Fonte:  brasilnorio.com.br

Presenciamos há poucos dias as Olimpíadas 2012 de Londres. Nunca tive oportunidade de presenciar ao vivo os Jogos Olímpicos, mas na medida do possível, assisto pela TV, em especial, àqueles em que o Brasil participa. E se existe uma coisa que eu admiro é o empenho dos atletas para vencer e alcançar uma medalha, principalmente o ouro. Alguns treinam anos a fio para aquele momento.

No tempo do apóstolo Paulo, os atletas vencedores recebiam uma coroa de louro. A coroa era o símbolo da vitória como hoje é a medalha. Daí, Paulo faz a analogia da vida do cristão com a do atleta. Ambos correm para alcançar um objetivo, o prêmio do vencedor, porém ele distingue a qualidade do prêmio do atleta e do cristão.

O atleta corre para ganhar uma coroa corruptível, mas ainda assim ele se empenha, se esforça, em tudo se domina. Sabemos que os atletas se submetem a um regime alimentar rigoroso, horas de sono relaxantes, restrição de várias atividades sociais e até sexuais, treinos intensivos, cuidados com medicação, para não serem reprovados no exame anti-dopping, entre outros rigores. Até os animais envolvidos em certos tipos de esporte, como o hipismo, são submetidos a exames e recebem tratamento especial.

E o cristão? Como é a sua corrida? E o seu preparo, se ele tem a ganhar uma coroa incomparável com a dos atletas?

A coroa que queremos alcançar é incorruptível, o prêmio a alcançar é de valor inestimável – é a nossa salvação, por ocasião da volta de Jesus; mas como os atletas, ao final da jornada, receberemos também uma coroa, não de louro, mas de pedras preciosas, que Jesus colocará em nossas cabeças.

Entretanto muitos de nós estamos perdendo de vista a coroa que nos espera e não estamos levando a sério o nosso preparo e a nossa corrida; “estamos devagar, quase parando”. O atleta em tudo se domina. E nós? Estamos nos dominando? Ou ao menor obstáculo, já estamos tombando?

Que possamos nos fortalecer e dominar as nossas más tendências, os maus hábitos, o nosso desejo de fazer o contrário à vontade de Deus; e, buscando a ajuda do Espírito Santo, correr digna, corajosa e incansavelmente, para alcançar a coroa incorruptível que nos está preparada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário