sábado, 27 de julho de 2013

SÍNDROME DE JÓ

Escrito em 27/07/2013

“Defende a minha causa e liberta-me; vivifica-me, segundo a tua promessa.” (Salmos 119:154)

Fonte: http://4.bp.blogspot.com

O Salmo 119 trata da excelência da Lei Divina. Nele o salmista utiliza expressões diversas para designar os mandamentos da Lei de Deus, tais como: prescrições, preceitos, decretos, testemunhos, sempre evidenciando a importância e as bênçãos decorrentes da observância da Lei de Deus. Exalta ainda o lado do julgador, com termos como justiça, retos juízos, promessas, misericórdia, fidelidade, verdade contrapondo à mentira e falsidade.

Interessante observar que o salmista se coloca como um réu inocente, como vítima num processo judicial, como alguém no meio de uma batalha jurídica. Ele menciona várias vezes a figura dos acusadores, dos inimigos que querem seu fracasso. Ele se posta humildemente diante do julgador, faz suas considerações a respeito da sua postura de respeito e reverência para com a Lei, pede, espera e confia no julgador. Utiliza inclusive o termo “petição”.

Bem, o meu propósito aqui não é ressaltar a linguagem jurídica do salmo, mas evidenciar que nós vivemos no meio de um conflito entre o bem e o mal, entre a Verdade e a mentira, enfim entre Deus e Satanás.

Em nossa vida, há fases, momentos que às vezes se prolongam e chegam a caracterizar verdadeiras “crises”, em que nos sentimos como Jó, no auge do sofrimento.

Todo mundo conhece a expressão “páciência de Jó”, mas nem todos conhecem a história completa. A Bíblia registra como Satanás acusou Jó injustamente diante de Deus e Este, conhecendo a integridade de Jó, permitiu que Satanás operasse uma série de problemas, com resultados funestos na vida de Jó, atingindo sua família, seus bens, sua saúde; até sua mulher foi contra ele.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com

Ao final, Jó saiu vitorioso e o Senhor multiplicou as bênçãos sobre ele, de modo que seu estado posterior resultou muito melhor do que o anterior à crise promovida por Satanás.

Sugiro a leitura de toda a história no livro de Jó na Bílbia. Ela nos ajuda a compreender a razão pela qual passamos por tantas dores, aflições, problemas de toda ordem e provações.

Pessoalmente, tive de enfrentar vários problemas ocorrendo ao mesmo tempo, neste mês de julho, que se não fosse a confiança na misericórdia e bondade de Deus, eu teria ficado louca. Cheguei a ficar doente, abalada física e psicologicamente. Então, caí de joelhos diante do Senhor e Lhe implorei que me mostrasse pela Sua Palavra, que estava do meu lado. Em seguida, abri a Bíblia e me deparei com o verso que escolhi para hoje. Orei e pedi que Ele defendesse a minha causa, me libertasse e me vivificasse; o meu coração e mente se aquietaram; me enchi de força e coragem para enfrentar os problemas; Ele colocou no meu caminho pessoas bondosas, amigas e solidárias, amáveis, competentes, e, rapidamente os problemas foram sendo solucionados.

Se você está passando por uma crise, apegue-se a Deus, peça que Ele pleiteie a sua causa e verá que seu coração encherá de paz, mesmo em meio a aflições. Tudo acabará bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário