quinta-feira, 26 de setembro de 2013

OBRA DE HOMENS OU DE DEUS?

Escrito em 02/12/2012

“Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele.” (Atos 5:38 e 39)

Estas palavras foram ditas por Gamaliel, fariseu, membro do Sinédrio, mestre da lei, homem acatado por todo o povo, num acirrado contexto de controvérsias entre as autoridades civis e eclesiásticas de um lado, e do outro, os apóstolos e discípulos, em função dos milagres e da pregação do Evangelho da Salvação em Cristo Jesus, que os segundos vinham fazendo em Jerusalém.

Ressalta-se que Jesus retornara aos céus e, no Pentecostes, enviara o Espírito Santo, que capacitara os segundos com dons especiais para o ministério. Eles haviam sido presos por ordem dos primeiros e um Anjo do Senhor os libertara da prisão, orientando-os a voltar ao Templo e continuar o trabalho evangelístico e curas entre o povo.

Pela vontade dos primeiros, os segundos deveriam ser mortos; foi então que Gamaliel, com sabedoria e habilidade, consegue convencê-los a evitar tal crime. Mesmo assim, os primeiros ainda mandaram açoitar os segundos e novamente lhes ordenaram que não pregassem o nome de Jesus.

Entretanto, os apóstolos não se intimidaram e continuaram a ensinar e a pregar, no templo e de casa em casa, diariamente.

Naturalmente que os problemas não pararam por aí, muitos conflitos e até mortes ainda estavam por acontecer. E mais: não somente em Jerusalém e naqueles idos do primeiro século d.C.. A História comprova.

Nos últimos meses de 2012, dois missionários estavam correndo risco de morte em Togo, na África.

O nome de Jesus para uns é fonte de vida e salvação, mas para outros, revolta e perseguição. E a controvérsia deve perdurar até o final dos tempos, até que o Reino de Deus seja definitivamente restabelecido na Terra, após a Volta de Jesus e o Milênio, conforme descrito em Apocalipse.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/

Todavia, há que se valorizar a presença de pessoas inspiradas e tocadas pelo Espírito Santo, mesmo entre os contrários, como foi Gamaliel. E também Nicodemos. Com certeza, Deus levanta homens e mulheres de bem, para facilitar o avanço da Sua obra na Terra. Por isto, é importante orar pela oposição, pelo governo, pelas autoridades constituídas, pelos inimigos, porque Jesus morreu também por eles. A conversão é individual e imprevisível por nós.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário