domingo, 20 de janeiro de 2013

DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO?

Escrito em 26/08/2012

“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.” (Salmos 121:1 e 2)

http://2.bp.blogspot.com

A proteção divina é o contexto do Salmo 121; o salmista desenha o perfil do Senhor como um competente agente de segurança, que cuida de nós com todo zelo, não permitindo que nenhum mal nos atinja. Ele é o “guarda de Israel”, um guarda que não dorme no posto de serviço.

Como disse em outras oportunidades, gosto muito de viajar e agora que estou aposentada e a família distante, tenho viajado sempre. Às vezes, faço o trecho Vitória-ES x Cel. Fabriciano-MG e vice-versa, pela BR 262. A maior parte da estrada se situa entre montanhas, permitindo a vista de paisagens maravilhosas, mas o mais encantador são os montes adornados de Ipês; numa época, florescem mais os roxos; noutra época, os amarelos. É uma estrada muito perigosa; diariamente ocorrem acidentes feios, muitos fatais. Então, nessas viagens, sempre me lembro deste salmo por dois motivos: pelos montes e pela proteção que vem do Senhor.

É muito confortador para o cristão o conhecimento do cuidado do Senhor para conosco e mais ainda: a paz que dele resulta. O nosso Deus Se preocupa conosco, quer o nosso bem e por isto se coloca na posição de guarda ao nosso lado, durante todo o tempo.

O mais interessante é que o Guarda de Israel não dorme, nem dormita, ou seja, não tira um cochilo de vez em quando, como fazem os guardas humanos. Ele tem uma saúde especial, que Lhe permite o plantão contínuo.
Além disto, dispõe de uma legião de seres celestes, os anjos que também envia para nossa proteção.

Concede-nos ainda o Espírito Santo, que nos guia, nos orienta nos momentos de tomada de decisões, dando sabedoria, discernimento, raciocínio para agir rapidamente em situações críticas, sensibilidade e solidariedade para acudir a necessidade de outras pessoas.

Eu estava visitando a minha amiga Hellô, obreira bíblica do Hospital Adventista de Belém-PA (hoje falecida), e, num certo dia, fui acompanhá-la nas atividades de capelania. Então, uma da coisas que me recordo que ela fez naquele dia foi um cartaz lindo, exatamente com este Salmo e pôs no corredor dos apartamentos do hospital. Por quê? Porque num hospital, mais do que em qualquer outro lugar, os pacientes internados e familiares buscam o socorro que vem do Senhor. Ela mesma representava o apoio que vinha de cima, levando conforto espiritual; em poucos anos, levou ao batismo mais de 750 pessoas entre pacientes e familiares.

Sempre que precisarmos, olhemos para os “montes”, ainda que não haja nenhum por perto, na certeza de que do Alto nos virá o socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário