quarta-feira, 6 de março de 2013

A FORÇA E O PODER DE DEUS

Escrito em 19/09/2012

“E disse (Josafá): Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir. [...] E disse (Jaaziel): Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o Senhor. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.” (2 Crônicas 20:6 e 15)

O contexto dos versículos é de uma guerra. Os filhos de Moabe e de Amon e os Meunitas vinham em grande multidão para atacar Judá. O rei Josafá teve medo e decidiu buscar o Senhor, congregou o povo, apregoou um jejum e na Casa do Senhor, em Jerusalém, de pé diante do povo, invocou o Senhor, com as palavras do versículo 6 acima, entre outras de sua oração pedindo o socorro divino.

Enquanto falava, o Espírito do Senhor veio sobre o levita Jaaziel, no meio da congregação, o qual falou as palavras do versículo 15 acima, e na sequência, orientou sobre a estratégia de guerra.

O rei Josafá e todo o povo se prostraram e adoraram ao Senhor.

Na manhã seguinte, partiu o exército de Judá para o local indicado. Um grupo de cantores louvavam o Senhor adiante do exército. O Senhor pôs emboscadas contra os inimigos de Judá, que acabaram por se autodestruírem. Assim, Judá não teve de lutar; além disto, saqueou os despojos que se compunham de riquezas em abundância e objetos preciosos, tanto que foram necessários 3 dias para tal recolhimento.

Para completar, o terror veio às nações vizinhas, devido ao livramento que o Senhor operara a favor de Judá, resultando em muitos anos de paz para Judá.
O Deus que livrou Judá nesta guerra é o mesmo Deus que deu o Seu Filho para nos salvar e continua operando em nossas vidas, para nos livrar nas dificuldades e nos problemas que enfrentamos no nosso dia a dia e nas batalhas em que Satanás, o inimigo de nossa alma, procura, com todas as suas forças, nos atacar e derrubar.

Mas... como disse Josafá: Deus possui poder e força irresistíveis.

Ainda que venha uma multidão contra nós, como disse Jaaziel, não precisamos temer, porque Deus Se apossa da peleja para nos livrar. O nosso papel é confiar e seguir ao Senhor.

Josafá e todo o povo de Judá buscou o Senhor numa situação em que, pelas suas próprias forças, seriam derrotados, mas o Senhor os livrou de forma inusitada.

Fonte: http://www.mundogospel.ch

Também nós podemos buscar o Senhor; e, em situações em que julgamos que tudo está perdido, Ele pode nos livrar, mas é preciso ser humilde como o rei Josafá, reconhecer que o Senhor detém o poder e a força e buscá-Lo com fé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário