sábado, 2 de março de 2013

ENSINAR É PRECISO

Escrito em 17/09/2012

“Ensinaram em Judá, tendo consigo o Livro da Lei do Senhor; percorriam todas as cidades de Judá e ensinavam o povo.” (2 Crônicas 17:9) 

Fonte: http://peregrinacultural.files.wordpress.com

Josafá foi rei de Judá e procurou seguir o Senhor. No terceiro ano de seu reinado, constituiu uma equipe composta de 5 príncipes, 9 levitas e 2 sacerdotes, com um propósito educativo: percorrer as cidades e ensinar ao povo a andar nos caminhos do Senhor e, para isto, utilizavam o Livro da Lei.

É importante destacar que neste tempo a maior parte do ensino era oral, poucas pessoas tinham acesso à alfabetização e escolarização. Assim, foi muito interessante a ideia posta em prática pelo rei Josafá.

Como o temor de Deus é o princípio da sabedoria, aprendendo o povo a Palavra de Deus, o resultado foi fidelidade e obediência; assim, o Senhor protegeu e abençoou o reino de Judá, que passou a ser temido pelas nações vizinhas, havendo um longo período de paz e expressivo desenvolvimento.

Destaco aqui dois pontos, aplicáveis a nosso tempo:

·         A importância do líder:

O versículo 6 diz: ”Tornou-se-lhe (referindo-se a Josafá) ousado o coração em seguir os caminhos do Senhor, e ainda tirou os altos e os postes-ídolos de Judá”.

Quando o líder era fiel a Deus, a nação seguia o seu exemplo e com isto, ia para frente.

A idolatria era um problema recorrente entre o povo de Deus, por influência do tempo passado no Egito e das nações vizinhas. Então, Deus estava sempre advertindo o Seu povo neste aspecto e o líder exercia um papel importante, no sentido de levar o povo à fidelidade ou à idolatria. Sempre foi assim na história do povo de Deus.

Lendo mais sobre o governo de Josafá, percebe-se que ele foi criativo e proativo, propiciando o avanço da nação.

·         A importância do ensino:

Normalmente, se há ensino, há aprendizado; e se há aprendizado, há desenvolvimento. Então, é importante investir em ensino, em educação.

No presente caso, Josafá investiu em educar o povo no temor do Senhor. Foram-lhe ensinados os princípios que regem o reino dos céus e o seu governo, os mandamentos da Sua Lei pura e santa, que revelam o Seu amor.

O Livro da Lei do Senhor continha também os escritos de Moisés e dos Profetas, não apenas os Mandamentos.

Finalmente, podemos não ter um alcance direto, nacional ou internacional, mas podemos exercer uma liderança num âmbito menor, por exemplo, na comunidade, na igreja, no trabalho, na escola, na família, mas que seja uma influência positiva, por preceito, ensino e exemplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário