quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A VERDADE QUE LIBERTA


 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 
 (João 8:32)

Este é um verso pequeno, mas de enorme significado.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com
Jesus estava num daqueles intensos (o jovem de hoje diria “tensos”) diálogos com judeus e fariseus, sobre “quem era Jesus, Sua procedência, Sua missão”. Para eles, Jesus não passava de um impostor e blasfemador.

Eles se diziam filhos de Abraão, filhos de Deus, mas não aceitavam as palavras de Jesus, nem Seus atos de bondade e misericórdia, bem como os milagres que Ele realizava, para libertar uma alma do sofrimento.

Em contrapartida, Jesus reafirmava Sua identidade com Deus Pai e Sua missão salvadora. Além disto, insistia na incoerência deles em afirmar que eram filhos de Deus, e no entanto, não O reconheciam, nem O aceitavam como o Messias Prometido.

Eles ostentavam títulos de Doutores da Lei, conhecedores da Palavra de Deus, que, até então, se compunha apenas do Velho Testamento, mas justamente este é que continha todas as informações proféticas sobre o Messias vindouro, que, no caso, já estava ali, presente. Eles estavam cegados pelo Inimigo das Almas.

Foi nessas circunstâncias que Jesus proferiu a tão importante assertiva do verso de hoje.

Eles conheciam as Escrituras Sagradas, professavam conhecer a Verdade, mas não a entendiam. Eles conheciam a letra da Lei, mas não o seu espírito. Eles criaram para si um tipo de Messias, que não era o Prometido na Palavra, por isto, não O reconheciam. Estavam apegados ao “status”,  posição e poder, cheios de orgulho e vaidade velada, presos aos seus pecados, e Jesus lhes propunha a libertação.

Jesus deixou claro que se não cressem nEle, eles morreriam nos seus pecados. Mas Se nEle cressem e permanecessem em Suas palavras, conheceriam a Verdade e seriam libertos dos seus pecados. Ele veio para esta missão: salvar os homens de seus pecados.

Jesus é a Verdade. A Sua Palavra é a Verdade. As Escrituras tanto do Antigo quanto do Novo Testamento falam dEle; são a revelação da Sua pessoa e missão. O Antigo em termos proféticos; o Novo em termos do cumprimento daquilo que foi profetizado no Antigo. 

Por trás de toda a rejeição à pessoa de Jesus, está aquele que é o Pai da mentira, que se opõe à verdade, aquele que procura confundir e embotar a mente e o coração humano, para não aceitar a Jesus - assim foi com os judeus e fariseus naquele tempo, assim continua sendo nos tempos atuais, em todos os lugares, com todos os povos e nações. Satanás é enganador, oferece glórias mundanas, mostra um caminho colorido que acaba num beco escuro e fétido.

Mas... a Verdade, como é em Jesus, fala mais alto e prevalecerá ao final. 

Vale destacar aqui a libertação que se dá quando uma pessoa entrega de fato o coração e a mente a Jesus - ocorre o novo nascimento: ela morre para a vida de pecado e nasce para uma vida de graça, de bênçãos celestes.

Na prática, a pessoa convertida se liberta do pecado nas suas diversas formas, aparentes e ocultas. Processa-se no crente uma mudança visível: abandona os vícios, crimes, vaidade, linguagem profana, entre outros; e uma mudança interior: passa a ver a vida, a si mesmo e as demais pessoas com outros olhos, com mais amor e compaixão, abandona preconceitos, torna-se mais paciente e tolerante; enfim, permite que o Espírito Santo opere em sua vida e a transforme numa nova criatura. Naturalmente, ninguém vira santo da noite para o dia, pois a santificação é um processo gradativo, à medida da comunhão com Deus e Sua Palavra.

Jesus é a Verdade que liberta.


Um comentário: