sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ALMA ABATIDA


 “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmos 42:11)

O Salmo 42 foi composto pelos filhos de Corá e consiste num monólogo, ou seja, a pessoa conversa consigo mesma, no presente caso, dirigindo-se à sua alma.

Embora o conceito bíblico de alma abranja o ser completo, corpo e espírito, em alguns textos, a palavra “alma” tem uma conotação mais espiritual, como acontece neste salmo.

Acredito que todo ser humano, em algum momento de sua vida, passe por situações retratadas no versículo escolhido para hoje, qual seja, a de sentir-se abatido, perturbado, aflito e oprimido; e, parando para pensar, não encontra uma razão objetiva para este estado emocional.

Fonte: http://data.whicdn.com/images

Quando eu era jovem, usava-se uma gíria para expressar tal estado: “na fossa”. Que coisa mais medonha, considero hoje, pois se pensarmos no sentido objetivo da palavra “fossa”, a situação se torna ainda mais deprimente, pois a fossa é um buraco fundo e escuro, para onde se canaliza todo o esgoto da casa, nos locais onde não existe rede de esgoto.

Naquela época, estudando Psicologia no curso Normal (ou Magistério), descobri que este estado emocional era tratado como “crise existencial”, muito comum na fase de transição da juventude para a idade adulta, mas que pode ocorrer também mais tarde.

Examinando o salmo como um todo, percebe-se que o salmista oscila entre “sentir-se esquecido por Deus” e “reconhecer a bondade e misericórdia de Deus sobre ele”. Estranho? Não. Típico do ser humano. Mas ele conclui apontando a solução: “esperar em Deus”.

Bem, se nós, em ocasião de dificuldades e problemas, não buscarmos a solução no Senhor, estaremos destinados cada vez mais a um buraco fundo e escuro. Mas o Senhor não quer isto para nenhum de Seus filhos; o que Ele quer é a nossa saúde física, mental e espiritual, uma vida em plenitude de alegria na Sua presença.

Na presença do Senhor, encontramos paz, mesmo em momentos de dor, aflição, perturbação, abatimento e opressão, que decorrem das lutas por uma série de motivos nesta vida.

Gosto muito do Hino 360 do Hinário Adventista: “Fixa teus olhos no Mestre”, inspirado no versículo de hoje. As estrofes falam de momentos ruins, mas o coro aponta a solução para eles:

“Fixa teus olhos no Mestre, confia no bom Salvador, fruirás na luta terrestre, maravilhas do Seu doce amor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário