sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A ÁRVORE FRUTÍFERA

Escrito em 30/07/2012

“Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” (Salmos 1:3)

Fonte: www.viveirodemudas.com 

Muitas vezes viajo de Vitória para Coronel Fabriciano-MG e vice-versa, passando por uma estrada que segue às margens do Rio Doce, o qual deságua no Oceano Atlântico, na altura de Linhares-ES. Durante a viagem tenho oportunidade de contemplar lindas paisagens, com plantas viçosas ou rebanhos de gado nos pastos. Há muitas fazendas às margens do Rio Doce. Então me lembro deste salmo, o qual aprecio muito, porque ele me transporta para um ambiente bucólico, ecológico, para um lugar com águas e árvores.

O salmista utiliza a imagem do versículo em foco para caracterizar o homem justo, que, no contexto do salmo, se opõe ao homem ímpio. Ele inicia o salmo dizendo: “bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

Então os cristãos não podem ou não devem manter contato com os não-cristãos?

Acredito que esta seria uma postura extremista e até anti-cristã, pois Jesus se assentava e comia com pecadores. Entendo que o que os cristãos não podem fazer é se conformar, se orientar, se deixar levar pelos não-cristãos; estes não devem servir de referência para orientar a vida e as decisões daqueles, no que diz respeito a assuntos espirituais.

O verdadeiro cristão toma como referência, como exemplo para a sua vida, a pessoa de Jesus, a Sua palavra, os Seus ensinamentos, a Sua lei. O salmista afirma que o prazer dele está na Lei do Senhor e nela medita de dia e de noite. Então, ele entra com a imagem da árvore plantada junto a correntes de águas, que produz os frutos no tempo certo, as folhas estão sempre vivas... Assim é o homem que mantém comunhão com a fonte da vida.

Em oposição está o homem ímpio. O ímpio é aquele que desconsidera Deus em sua vida, que não O reconhece como Criador, Mantenedor e Redentor, acha que pode direcionar a sua vida segundo a sua própria inteligência, de acordo com as suas ideias, contando apenas com suas próprias forças, independente, afinal.

É comum as pessoas confundirem “impiedade” com falta de caridade, mas impiedade é ignorar, desconsiderar Deus. Desta forma, pode até existir ímpio caridoso.

O bem aventurado do salmo, aquele que procura seguir e servir ao Seu Senhor, não precisa viver ansioso, preocupado, tenso. A vida ao lado do nosso Deus deve fluir tranquila e calma, se nEle confiarmos, colocarmos nEle as nossas esperanças. Não significa, entretanto, ficarmos como os passarinhos-bebês que ficam de bico aberto, esperando a mãe trazer o alimento e colocar-lhes na boca.

Deus espera que Seus filhos sejam pessoas ativas, proativas, inteligentes, animadas, enfim, capazes e produtivas. Se nos situarmos junto à corrente da água da vida, no pomar de Deus, seremos uma árvore frutífera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário