sábado, 13 de outubro de 2012

SER CRIANÇA


Escrito em 12/10/2012

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

Fonte: farm4.static.flickr.com

Ontem foi o DIA DAS CRIANÇAS. Observei que muitas pessoas inseriram fotos de sua infância no Facebook, inclusive a Riza, minha filha do meio, que colocou uma dela com as duas irmãs. Amei.

Fui almoçar num restaurante em Itapoã (Vila Velha-ES), num local aberto e amplo espaço de jardim. Então, aconteceu o seguinte:

Numa mesa próxima, estava uma família jovem: o pai, a mãe e uma menininha de cerca de 1,5 ano.

Numa segunda mesa próxima, um casal de terceira idade.

Eu, comendo sozinha, não pude deixar de observar:

A menininha não dava sossego para os pais, corria solta por todo lado, não queria sentar nem comer; só queria brincar e o espaço era convidativo.

Então, a senhora idosa, com uma cara meio amarga, vira para a mãe jovem e fala: Essa é a pior idade, né?

A mãe jovem responde: Não, acho que a pior é quando eles estão grandes, que eles saem e a gente não sabe onde estão.

E eu fiquei pensando: o pior é quando eles saem de casa, vão embora cuidar de suas vidas e a gente fica sozinha. Na verdade, eu estava apenas reproduzindo meu estado de espírito, considerando que as minhas filhas estão fora há quase 7 anos.

Pensando um pouco mais: o pior mesmo é perder um filho, seja ele criança, jovem ou adulto. Para os pais, eles são eternas crianças e cada um tem um cantinho especial no coração dos pais.

Continuando a pensar nessas coisas, o melhor que podemos fazer por nossos filhos, e, para ficarmos tranquilos, quando eles se forem, por um motivo ou outro, é o que diz o verso escolhido para hoje: “ensinar-lhes o caminho em que devam andar”.

Eu procurei ensinar para as minhas filhas o caminho em que devam andar, mas olhando para trás, constato que errei, por ação, e, principalmente por omissão, embora involuntária. Mesmo assim, peço e espero que elas me perdoem e que Deus tenha misericórdia delas, não permitindo que caiam sobre elas as consequências das minhas falhas.

Voltando ao verso de hoje, o caminho que devemos ensinar é o que leva para os céus, é o que prepara nossos filhos para o fim último do ser humano: a vida eterna com Deus. O caminho é Jesus. Ele mesmo disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

A segunda parte do verso diz: “e ainda quando for velho, não se desviará dele”. Eis o resultado preliminar que os pais esperam ao ensinar aos filhos o caminho em que devam andar, pois se nele permanecerem, desfrutarão do resultado final: a salvação.

Que Deus abençoe as nossas crianças, mesmo as que já cresceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário