segunda-feira, 8 de outubro de 2012

AMIGO E IRMÃO

Escrito em 20/07/2012

                                    “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado que um irmão.” (Provérbios 18:24)

Fonte: www.globomidia.com.br

20 de julho foi o “Dia do Amigo”; foram colocadas dezenas de mensagens no Facebook sobre a amizade. Quis também homenagear meus amigos, mas acabei não postando a mensagem na data certa.

Eu andava muito desligada dos meus amigos, por estar sempre viajando, para encontrar com minhas filhas em São Paulo e com o meu marido, que tem estado mais em MG.

Recentemente, estou tendo preciosas chances de relacionar com alguns dos meus amigos, pessoalmente, por telefone e virtualmente. Tenho curtido e conversado com muitos deles, principalmente no Facebook.

Vamos ao versículo de hoje, que se compõe de duas partes:

·         A primeira contém a ideia negativa sobre o ter muitos amigos.
Imagino que no entendimento de Salomão, ocorreu a noção de dispersão, porque, na prática, tudo que se possui em excesso ocasiona um certo descontrole. Por exemplo: se você tem muitos vestidos, na hora de sair, você fica cheia de dúvidas sobre qual usar. Assim, com muitos amigos, nesta vida agitada, lotada de compromissos, não é possível estar em contato ou companhia de todos; a gente acaba se ligando mais àqueles mais próximos, em termos de localização e/ou afinidade. Mas isto não quer dizer que os demais são menos importantes.

·         A segunda parte ressalta que “há amigo mais chegado que um irmão”.
    Realmente, em certas fases da vida, seja por questões de afinidade ou de proximidade física, um amigo pode significar muito mais do que um irmão, com quem você não tem liberdade para se abrir ou que esteja longe. Um amigo verdadeiro pode ser um apoio nas horas difíceis, um ombro para se chorar, um confidente para os seus problemas mais íntimos, um companheiro de lutas ou de lazer, entre tantas outras situações.

Acredito no entanto, que  podemos ter:

·         Amigo/irmão” - me refiro a amigos que são irmãos na fé, aqueles que aceitam o Evangelho como você, que tem os mesmos princípios, que buscam trilhar juntos o caminho em direção ao céu, que compartilham atividades espirituais... Tive e tenho amigos/irmãos especiais, que, mesmo distantes, quando nos falamos ou encontramos, é pura alegria no Senhor.

·         “Irmão/amigo” – me refiro a irmãos de sangue, que também são amigos, criados juntos, lutando pela sobrevivência, compartilhando sofrimentos e alegrias; aquele que viveu a mesma história familiar que você; sabe também o que vai no fundo do coração e está sempre disposto a ajudar e apoiar; também conta com você, em todos os momentos. Tive e tenho irmãos/amigos especiais.

·         “Amigo” – me refiro àqueles que são “simplesmente amigos”, porque a vida nos uniu em determinado momento e cuja amizade persiste, independente de tempo e espaço; quando nos falamos ou reencontramos, relembramos os fatos convividos, revivemos bons e maus momentos, colocamos em dia nossas histórias e incluímos um novo capítulo. Tive e tenho amigos especiais desta natureza.

Sejamos gratos a Deus por colocar em nossa vida pessoas tão queridas e o sentimento tão nobre da amizade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário