domingo, 7 de outubro de 2012

ADORAÇÃO E LOUVOR

Escrito em 21/07/2012

                                     “Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação de dia em dia.[...] Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele todas as terras.” (Salmos 96:2 e 9)

Hoje eu tive a oportunidade de participar de um verdadeiro culto de adoração, na simplicidade de uma igreja pequena, de onde saí com uma fé renovada na bondade e misericórdia de Deus, no Seu Amor pelo homem.

Fonte: no.comunidades.net

É muito comum o emprego dos termos “Adoração” e “Louvor” como se eles tivessem o mesmo significado. No meu íntimo, sentia que havia uma diferença; resolvi consultar o Dicionário Michaellis e constatei que realmente existe diferença, embora sutil:

“Adoração: Ação de adorar, demonstração de afeto, respeito ou submissão. Amor excessivo. [...] Ato pelo qual reconhecemos a nossa dependência de Deus.”

“Louvor: Ato de louvar. Aplauso, elogio, encômio. Apologia de uma obra meritória. Glorificação".

Entendo que a adoração é mais abrangente e pode conter o louvor; então, pode haver adoração sem louvor, mas o louvor é sempre um ato de adoração.

A adoração é algo que pode acontecer no interior, no íntimo do ser do filho de Deus, pelo seu modo de viver, seu exemplo, seu testemunho pessoal, na sua comunhão com Deus.

O louvor ocorre quando ele exterioriza esta adoração, por exemplo, enaltecendo o Senhor, bendizendo o Seu nome por meio de uma música, um cântico, uma oração, uma pregação, a doação de uma oferta etc.

Assim, para designar o conjunto das atividades que se realizam num culto, seria mais adequado o termo “adoração” e cada atividade é um ato de louvor.

Parece-me que nos versículos escolhidos para hoje, o salmista deixa transparecer essas ideias: no verso 2, ele nos incentiva a atos de louvor; já no 9, ele nos conclama para adorar, de um modo que envolva um relacionamento de comunhão, de respeito e reverência, reconhecendo Sua Santidade (que se contrapõe à nossa pecaminosidade), e Sua Majestade, Sua Grandiosidade e Sua Soberania, diante das quais, todos os povos, todas as terras devam tremer.

A adoração ao Senhor é uma constante na Bíblia Sagrada, compreendendo muitos atos de louvor, como cânticos de exaltação do nome de Deus e de gratidão por seus feitos maravilhosos na História do povo de Deus, quase sempre após um fato relevante, uma operação miraculosa da mão de Deus, um livramento, como por exemplo: o Cântico de Moisés, após a travessia do Mar Vermelho (Êxodo 15); também nos eventos do Plano da Redenção, como por exemplo, o Cântico de Maria, após o anúncio a ela feito pelo Anjo Gabriel, sobre a concepção de Jesus, na visita a Isabel (Lucas 1:46-55).
Fonte: viablogs.net

Todo o livro de Salmos tem o propósito de louvor. Pena que a música original não foi preservada! Mas hoje Deus inspira novos talentos que, sob inspiração do Espírito Santo, utilizam os Salmos com uma nova música, além de novas composições.

Na eternidade, teremos o prazer de participar de uma adoração plena e louvar o Senhor com o Cântico de Moisés e o Cântico do Cordeiro (Apocalipse 15:3 e 4).

Que possamos manter sempre uma atitude de adoração ao Senhor e trazer nos lábios um louvor ao nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário