terça-feira, 9 de outubro de 2012

JESUS NO MADEIRO

Escrito em 22/07/2012

                                      “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro).” (Gálatas 3:13)

Fonte: files.wellingtoncastro.webnode.com.br

No culto de que participei no dia 21/07/2012, a pessoa que dirigia o Louvor, num dado momento, disse: Jesus abriu mão de Sua santidade para morrer na cruz”. De início, considerei estranha a afirmativa, porém em seguida, me veio à mente o versículo que escolhi para hoje; aí então, a afirmativa faz sentido. Na cruz, Ele assumiu o lugar do pecador, de todo pecador, de toda a história humana.

Nesse texto, o apóstolo Paulo aplica a Jesus uma passagem de Deuteronômio 21:22 e 23: ”Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus: assim, não contaminarás a terra que o Senhor, teu Deus, te dá em herança (grifo nosso).

No versículo de hoje, Paulo diz que “Cristo nos resgatou da maldição da lei”. O  homem criado à imagem e semelhança de Deus e dotado de livre arbítrio, deveria ser obediente a Deus e à Sua Lei; caso não fosse, deveria ser morto. A maldição aí mencionada é a pena de morte. Porém, desde a eternidade, antes mesmo da criação da Terra e do ser humano, foi feito um concerto entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, em que o Deus Filho Se ofereceu para resgatar e salvar o homem, caso este viesse a transgredir a Lei de Deus.

Bem, sabemos a história da queda do homem relatada em Gênesis 3, da transgressão de Adão e Eva. Então, chegando a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu filho, concebido pelo Espírito Santo, nascido de mulher, nascido sob a Lei. Ele veio como uma criança pobre e humilde, viveu como um ser humano, sujeito a toda sorte de pecado, mas sem pecar, cumprindo cabalmente o requisito da obediência à Lei de Deus, como homem. Durante Sua vida na Terra, jamais Se beneficiou da Sua divindade, para Se libertar das artimanhas de Satanás, que O tentou de toda forma.

Por causa do Seu amor por nós, Suas criaturas, Jesus Se fez maldição em nosso lugar, a ponto de morrer a morte mais cruel, desumana e humilhante da época e cultura local, reservada para os piores criminosos, a morte de cruz, ou em outras palavras, “no madeiro”. Então, lá na cruz, Jesus era o Maldito. A maldição que se destinava ao homem caiu sobre Ele, e com a Sua obediência e morte, Ele nos resgatou o direito à vida eterna. Ele nos justifica e nos purifica de todo pecado e pela fé no Seu sacrifício substitutivo, na aceitação dEle como nosso Salvador, poderemos um dia, ter acesso à vida eterna.

Fonte: 3.bp.blogspot.com 

A linguagem do versículo é chocante; confesso que custei para assimilá-lo, pois isto só é possível pela compreensão do Plano da Redenção, o mistério que Paulo dedica sua vida para esclarecer e nos conduzir a Jesus, o nosso Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário