quinta-feira, 11 de outubro de 2012

JESUS - NOSSO ADVOGADO

Escrito em 25/07/2012

“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (1 João 2:1)


Fonte: njurid.files.wordpress.com
Pode ser que algumas pessoas não se agradem da figura de Jesus como Advogado, utilizada por João e naturalmente, inspirada por Deus, para caracterizar um dos papéis que Jesus exerce em nossa vida.

Mas... se analisarmos com cuidado, veremos que se trata de uma figura plenamente adequada, considerando principalmente a função que tem o advogado de postular por seu cliente perante o Juiz. 

O seu papel é convencer o Juiz, através do conhecimento da Lei aplicada ao caso concreto, do direito do seu cliente, seja ele o Autor ou o Réu na ação judicial.

Popularmente, é muito comum associar a ideia de Réu a um criminoso, mas no Direito, a palavra Réu tem uma conotação mais abrangente, significando a parte que é acionada por alguém que julga ter sido lesado no seu direito, no caso, o Autor da ação.

Na figura bíblica, a ideia de réu está associada àquele que transgrediu a Lei, no caso, a Lei de Deus; assim, o réu é o pecador e como tal, para comparecer perante Deus, que, no caso, é o Juiz, ele (o pecador) necessita de Jesus, o seu advogado, para postular por ele, defendendo o seu direito à liberdade, à vida.

Considerando que somos todos pecadores e que teremos de comparecer perante o Tribunal de Deus, carecemos do Advogado Jesus, para interceder por nós, no caso, nos revestindo com a Sua justiça substitutiva, pelo Seu sacrifício todo eficaz, para nos dar o direito à vida eterna.

Fonte: setimodia.files.wordpress.com
Voltando ao versículo, João nos incentiva a fugir do pecado, a viver em retidão diante do Pai, em comunhão com Ele, o que só é possível mediante a presença contínua do Espírito Santo em nosso viver; no entanto, João procura nos deixar tranquilos quanto à ocorrência do pecado, caso em que, Jesus, nosso Advogado, por seu amor e misericórdia, Ele, que é o Justo, o Homem que viveu vida na Terra sem pecar, nos justifica diante do Pai.


Jesus um dia morreu para nos resgatar; lá na cruz, Ele foi o maldito, porque sofreu a pena de morte que aos pecadores estava reservada, mas Ele venceu o pecado e a morte, ressuscitou e agora está no céu, diante do trono de Deus, do Juiz de toda a Terra, exercendo o papel de nosso Advogado, postulando a nossa causa.

Jesus é um perfeito Advogado em Quem podemos confiar plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário