segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PERDÃO E CURA

Escrito em 19/07/2012

                                      “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades.” (Salmos 103:3)

Há poucos dias estávamos conversando em família, refletindo sobre este versículo. Então uma de minhas filhas questionou: Por que às vezes se ora tanto pela cura de uma pessoa e ela morre? Jesus quando esteve na Terra curou tantos enfermos! Por que agora “parece” que não cura mais?

Bem, a resposta é complexa, envolve diversas situações; vamos tentar esclarecer.

Primeiramente, temos de considerar que Deus é onipotente e onisciente. Ele tem o poder de dar a vida e de tirá-la, pode curar ou permitir a morte. Ele é soberano. É o Criador, o Mantenedor e o Redentor. Pela Sua onisciência, Ele tem conhecimento de tudo, nosso passado, presente e futuro; sabe o que é melhor para todos os Seus filhos e age de acordo com tal conhecimento.

Quando oramos, manifestamos a Deus nosso desejo mais profundo, fazemos as petições com base em nossa vivência, nossos relacionamentos, mas devemos concluir a oração como Jesus no Getsemani: “Se possível, passe de mim este cálice, mas seja feita a tua vontade”.

Fonte: www.odiario.com

Daí, vem outro questionamento: então, para que orar, se vai mesmo prevalecer a vontade de Deus? Tiago diz que a oração pode muito em seus efeitos. Paulo aconselha a orar sem cessar. Jesus disse: “Pedi e dar-se-vos-á”. Pela oração nos comunicamos com Deus e o Espírito Santo completa a conexão entre nós e Deus.

Há também relatos bíblicos de Deus modificando, adiando uma decisão, atendendo a um pedido, a uma intercessão, como foi no caso da doença do rei Ezequias, quando Deus lhe concedeu a cura, indicou o medicamento e mais 15 anos de vida (sugiro ler 2 Reis 20).

Então, nós devemos pedir, não só por nós e nossos familiares, mas por outras pessoas, pelas autoridades constituídas, pela nação, até pelos inimigos.

Não seria um exagero do salmista dizer que “Deus é quem sara todas as enfermidades”? E o papel dos médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais da saúde? E o poder dos remédios? Bem, todos esses são instrumentos nas mãos de Deus, mas a Ele pertence a decisão final.

É importante medicar, tratar, cuidar, fazer exames, acompanhar e, em paralelo com tudo isto, “orar”. Mas ainda que alguém doente, acidentado, ou coisa semelhante não tenha acesso a nada disso, pode receber uma cura, um livramento, porque Deus está acima de tudo e de todos e opera milagres, segundo a Sua vontade.

Agora, indo para a primeira parte do verso, também o perdão vem de Deus, mas cabe a nós o arrependimento e o pedido de perdão pelos pecados cometidos.

E mais: às vezes, a enfermidade decorre de pecados que perturbam o bem estar da pessoa. Uma vez Jesus curou um enfermo, dizendo-lhe que seus pecados estavam perdoados.

Fonte: ideeanunciai.files.wordpress.com 

Comentando sobre o perdão dos pecados, a cura e milagre divinos, Ellen G. White diz que o maior dos milagres é a conversão de uma pessoa. E faz sentido, porque a cura dos problemas de saúde está restrita a esta vida, enquanto a conversão possibilita o recebimento da vida eterna, quando o pecado, a doença e a morte não mais existirão.

Confiemos no Senhor para a cura das enfermidades e para o perdão das nossas iniquidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário