sexta-feira, 17 de maio de 2013

JESUS – O EU SOU

 Escrito em 01/10/2012

“[...] Porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados. [...] Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.  [...] Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse EU SOU.” (João 8:24, 28 e 58)

Surgiu uma discussão entre os judeus e Jesus acerca da origem, autoridade e missão de Jesus. Os versículos acima estão neste contexto, que abrange do vers. 21 ao 59 do cap. 8 do Evangelho de João.

Os judeus achavam que Jesus era um impostor, diríamos na nossa gíria mineira: “um João ninguém, metido a fazedor de milagres”. Como eles teoricamente conheciam bem as Escrituras (no caso, o Velho Testamento), Jesus utilizou repetidas vezes a expressão “EU SOU”, que Deus dissera a Moisés para identificar, diante de Faraó, QUEM ordenara a saída dos Hebreus do Egito. 

Na verdade, a expressão “EU SOU” é perfeita do ponto de vista filosófico, para identificar a natureza divina e eterna de Deus, evidenciando o SER de Deus e, por consequência, também de Jesus, Deus homem.

Jesus deixa-lhes claro que dEle dependiam, do EU SOU, para a salvação de seus pecados ou neles morreriam.

Mais à frente na discussão, Jesus alude à Sua morte, quando seria levantado na cruz, como meio de reconhecerem a Sua missão de Salvador.

Então, os judeus disseram a Jesus que Ele tinha demônio, porque não O aceitavam como o Messias prometido e apelaram para a pessoa de Abraão, como sua referência de fé.

Daí Jesus afirma que “Abraão viu o Seu dia e regozijou-se” (vers. 56). Embora não esteja explícito, Ele Se referia ao episódio do sacrifício que Abraão faria de Isaque, a pedido de Deus, que, vendo a fé de Abraão, impediu que o fizesse e proveu um carneiro para o sacrifício. Neste momento, Abraão visualizou o sacrifício que Deus permitiria, no futuro, do Seu próprio Filho Unigênito Jesus.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com

Daí, os judeus argumentaram que ele (Jesus) era novo e não poderia ter sido contemporâneo de Abraão. De novo, Jesus Se respalda em Sua origem divina, dizendo: “antes que Abraão existisse, EU SOU”.

Como finalmente eles não creram em nada do que Jesus dizia e achavam que Ele blasfemava, eles apelaram para a força, pegando em pedras para atacá-Lo, mas Ele Se escondeu e saiu do templo.

E nós? Como estamos na nossa fé em Jesus?

Cremos que Ele é o grande Deus “EU SOU”? Ou estamos como os judeus, em conflito com Ele e talvez, até pegando em “pedras” para nEle atirar?

Pode ser que você não esteja pegando em pedras de verdade para atirar em Jesus, mas em pedras de desconsideração, indiferença e desprezo para com a pessoa dEle e Sua missão. Isto é muito perigoso e pode comprometer a sua salvação. Por isto, deixo meu incentivo para que você procure conhecê-Lo melhor e aceitar o Seu sacrifício expiatório. Ele o ama e quer tê-lo entre os salvos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário