domingo, 19 de maio de 2013

JESUS – A LUZ DO MUNDO

Escrito em 30/09/2012

“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (João 8:12)

Simpatizo muito com o Evangelho escrito por João; parece-me que ele é mais fiel ao traduzir as expressões de Jesus, ao jeito dEle ensinar ao povo; por isso, atinge melhor a sensibilidade da alma.

Jesus gostava de metáforas; através delas, levava às pessoas uma visão mais concreta da Sua missão. Desta vez, utiliza a figura da luz.

Fonte: http://www.ieqcervezao.com.br

No tempo em que Jesus viveu na Terra, a luz era provinda dos astros ou de uma produção ainda bem rudimentar, à base de azeite; a energia era de origem natural, provinha da madeira, com a qual se acendia o fogo, utilizada por exemplo, para assar ou cozinhar os alimentos. A noite era tempo de repouso para os homens. Era perigoso andar no escuro.

Nos tempos atuais, a maioria das pessoas sente mais a necessidade da luz; basta faltar a energia elétrica por algumas horas e muita coisa deixa de funcionar, trazendo transtornos e prejuízos.

Há alguns dias, minha cunhada, sua filha e eu fomos à noite, de Ipatinga-MG para o Vale Verde, distrito de Ipaba-MG, distantes cerca de 20 km. Quando chegamos, estava tudo escuro. Nossas chácaras são em frente uma da outra. Para abrir o portão e guardar o carro, ela precisava de energia  acionada pelo controle remoto. Ofereci nossa garagem, que abre manualmente, mas ela preferiu voltar para Ipatinga, para a casa dos pais dela, considerando as demais necessidades de energia; entrou em casa por um pequeno portão, aberto com chave, contido no da garagem; ainda me arranjou uma lanterna. Eu entrei em casa, tomei banho frio e fui dormir tranquila.

Voltando ao versículo, importa destacar o que Jesus disse a respeito de quem O segue: “não anda nas trevas, mas tem a luz da vida”. O que Ele quis dizer com a expressão “anda nas trevas”?

“Trevas” é símbolo de escuridão espiritual, de pecado. Assim, quem segue a Jesus não anda em pecado, não vive pecando. Ah, então significa que o convertido vira um santo? Também não; não chega a tanto, mas se segue verdadeiramente a Jesus, o Espírito Santo promoverá o novo nascimento e uma transformação do caráter, que o levará a viver de acordo com a Luz que emana de Jesus, ou seja, em conformidade com a vontade de Deus, em perfeita obediência ao Pai, como Ele fazia.

A referência do cristão passa a ser o Santo de Deus, Aquele que veio ao mundo para salvar os homens dos seus pecados e torná-los participantes da Luz divina, receptores e refletores do Sol da Justiça, que é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário