sábado, 17 de agosto de 2013

JESUS – AUTOR DA SALVAÇÃO

Escrito em 12/10/2012

“Ele, Jesus, nos dias de sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da Salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.” (Hebreus 5:7-10)

Avançando hoje mais um pouco no entendimento do texto, focaremos na pessoa de Jesus como Autor da Salvação eterna, conforme parte negritada.

A parte de hoje traz uma oração antecedente no particípio passado: “e tendo sido aperfeiçoado”, denotando uma condição cumprida por Jesus, para que se tornasse o Autor da Salvação.

Por sua vez, parece haver também uma relação de dependência da parte anterior, que trata da “obediência”, para que ocorresse o referido “aperfeiçoamento”. Assim, fica subentendido que a obediência foi requisito para que Jesus fosse aperfeiçoado.

Entrementes, a palavra “aperfeiçoado” também dá idéia de completude, ou seja, de algo que estava para ser feito e foi cabalmente realizado e, no caso, a oração posterior, que evidencia o resultado “tornou-se o Autor da Salvação eterna”, sugere a ideia da efetivação do sacrifício expiatório por Jesus, a favor do homem.

Com Sua morte sacrifical, o “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (como disse João Batista), ainda agonizante exclama: “Está consumado”.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com

Completando a compreensão do versículo, falta verificar que Jesus Se tornou o “Autor da Salvação eterna”, em tese, para todo ser humano, porém vemos na sequência uma condição, que, de certa forma, restringe o contingente contemplado: “para todos os que lhe obedecem”.

Aceitar Jesus como Salvador pessoal envolve mais do que um mero assentimento intelectual, requer uma disposição para obedecer a Ele, ou seja, de levar uma vida semelhante à dEle, buscando a santificação, o desejo e o prazer em servir.


Você está disposto a obedecer a Jesus?  A nossa sorte é que o Espírito Santo escreve a Lei de Deus (que é a essência de Seu caráter de Amor) na nossa mente e no nosso coração, nos capacitando a exercitar esta obediência, que, por nossas próprias forças, seria praticamente impossível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário