sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MODÉSTIA CRISTÃ

Escrito em 08/10/2012

“Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” (1 Pedro 3:3 e 4)

Numa época em que a imagem pessoal é bastante valorizada, em que a aparência conta muito ponto, principalmente para o desempenho de certas atividades, esta orientação bíblica precisa ser encarada com humildade pelas mulheres cristãs, visando a um fim proveitoso.

A modéstia cristã na moda feminina é algo muito mais atraente do que a exibição exterior. Certa vez ouvi uma estilista dizer numa entrevista na TV: “Em matéria de elegância, menos é mais, a simplicidade fala mais alto”.

Fonte: http://lh5.ggpht.com

É comum encontrarmos na Igreja mulheres jovens e até senhoras que observam exteriormente as regras bíblicas e os costumes denominacionais, mas exageram no que é permitido, de modo que, no conjunto, detonam de vez com a modéstia cristã.

Minha mãe não é adventista, mas às vezes vai à Igreja comigo. Certa vez, ela observou uma senhora adventista, na faixa etária dos 40 anos, usando um vestido muito vistoso, que continha nele mesmo um imenso adorno de pérolas, como um colar gigante, que saía dos ombros e contornavam o tórax na frente e nas costas descendo e fechando lateralmente nos quadris de um lado. Minha mãe logo virou para mim e disse: “Uai, a mulher não pode usar jóia, nem bijouteria, como um colar no pescoço, mas este enfeite aí pode?

Minha resposta para ela foi: “Eu considero isto aí muito mais chamativo do que uma jóia e completamente fora dos padrões da modéstia cristã”.

Na verdade, o espírito da orientação bíblica é: o cristão não deve chamar atenção para si mesmo e sim para Cristo. Corremos o risco de nos tornarmos o alvo das atenções, quando preocupamos excessivamente com a nossa imagem.

Por isso, Pedro enfatiza nos versos de hoje a importância da beleza interior, condenando o adorno exterior, como o frisado de cabelo, adereços de ouro e aparato do vestuário e salientando valores espirituais como um coração puro, um espírito manso e tranquilo.

É importante nos apresentarmos bem vestidos, limpos, de preferência com roupas de boa qualidade, que são mais duráveis, na medida de nossas possibilidades, mas que sejam simples, não só na Igreja, mas em todos os ambientes.  

A limpeza e a higiene devem ser observadas, roupas em desalinho e peças que não combinam chamam atenção também, mas pelo ridículo. Há homens que vestem um bom terno, mas calçam um sapato sujo - horrível! Mulheres de mal gosto que vestem uma saia bem estampada, colorida com uma blusa listrada – medonho também!

Podemos andar bem arrumados e elegantes, sem gastar muito, com bom gosto e dentro dos padrões da modéstia cristã.

Devemos também reservar tempo para atividades que enobreçam o espírito, como boas leituras, participação em congressos, seminários, retiros espirituais, engajarmos em programas de apoio social à comunidade carente, entre outras coisas que nos movam em favor de terceiros. 

Nosso alvo é Jesus - Ele deve ser a motivação de todo nosso ser, pensar e agir.       



Nenhum comentário:

Postar um comentário