sexta-feira, 16 de agosto de 2013

JESUS – MODELO DE OBEDIÊNCIA

Escrito em 11/10/2012

“Ele, Jesus, nos dias de sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.” (Hebreus 5:7-10)

Avançando na compreensão do texto, focaremos hoje sobre a obediência, conforme parte negritada.

Os pais modernos, pelo menos na cultura ocidental, fazem todo o possível para proteger os seus filhos, fazendo de tudo para evitar-lhes sofrimento de qualquer espécie e ainda proporcionar-lhes saúde, conforto, satisfação e alegria.

Por amor à raça humana, e, para dar cumprimento ao Plano da Redenção, Deus Pai, nem sempre e, principalmente nos momentos decisivos da efetivação deste plano, não pôde dar ao Seu filho unigênito a proteção e assistência que gostaria. Por isto, Jesus, embora fosse o Filho de Deus, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.

Fonte: http://imagensbiblicas.files.wordpress.com

A obediência é uma virtude que requer uma postura de humildade diante de outrem, que, no caso, representa uma autoridade, alguém que está em nível superior numa escala hierárquica; isto é facilmente compreendido e acatado no ambiente militar e no empresarial. Porém, a obediência mencionada no texto, vai além, pois é praticada por Jesus com amor - amor ao Pai e amor ao ser humano.

Na condição humana, Jesus foi continuamente exposto ao sofrimento, mas a tudo resistia com abnegação, silêncio na alma, espírito de oração, principalmente nos piores momentos, como os do Seu julgamento e crucifixão. Tudo isto contribuiu para que Ele desenvolvesse a virtude da obediência, que, muitos de nós, detestamos, pois, de acordo com os valores deturpados por nossa sociedade, “obedecer é humilhante”.

Várias vezes a Palavra de Deus enaltece a obediência e mostra Jesus como um Servo humilde e obediente, pronto a executar a vontade do Pai.

Se Jesus, que era o Filho de Deus, que detinha todo o poder divino, deste nunca Se beneficiou para Se isentar de obedecer, quanto mais nós, seres criados, devemos desenvolver a virtude da obediência.

Que possamos nos inspirar em Jesus, nosso modelo perfeito de obediência.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário