domingo, 18 de agosto de 2013

JESUS – SUMO SACERDOTE

Escrito em 12/10/2012

“Ele, Jesus, nos dias de sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da Salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.” (Hebreus 5:7-10)

Completaremos hoje a compreensão do texto, verificando conforme parte negritada, que Jesus foi nomeado por Deus como sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Fonte: http://www.esperandoajesus.com

Nesta parte, precisaremos adentrar no assunto do Santuário, a que aludimos no primeiro dia em que estudamos este texto.

Falamos do santuário terrestre e do celeste. No terrestre, oficiava a tribo de Levi e Arão foi designado por Deus, e, através de Moisés, foi ordenado como sumo sacerdote.

Jesus não era da tribo de Levi, era da tribo de Judá e Deus o nomeou sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Este era rei de Salém, ou seja, de Jerusalém, foi o que recebeu os dízimos de Abrão, conforme Gênesis 14:18-20.

Destacamos que ambos: Arão e Jesus foram nomeados sumo sacerdotes conforme chamado divino. Resta destacar alguns pontos importantes que diferenciam o sacerdócio terrestre e o celeste, a saber:

No terrestre ofereciam-se sacrifícios diários de animais que figuravam o sacrifício que, no futuro, seria feito por Jesus, e, uma vez ao ano, no dia da expiação, o sumo sacerdote adentrava ao lugar santíssimo do santuário e ali processava a expiação do santuário.

Já no sacerdócio celeste, o sacrifício foi único e todo eficaz, do próprio Jesus, que se consumou na cruz do Calvário e, após, Jesus subiu aos céus e recebeu do Pai o Ministério do sumo sacerdócio.

Como sumo sacerdote Jesus está intercedendo no Juízo Investigativo, por todos os que O aceitaram como Salvador, juízo este que ora se processa no Santuário Celeste, completando os atos redentivos planejados para Redenção do ser humano.

Segundo profecias de Daniel e Apocalipse que já vimos em outra ocasião, este juízo teve início em 22 de outubro de 1844. Quando terminar, estará decidido quem herdará o reino dos Céus e Jesus voltará a esta Terra, para buscá-los.

Então, nosso olhar hoje deve se voltar para Jesus, nesta função de sumo sacerdote, nosso intercessor junto ao Pai Celestial.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário