sexta-feira, 23 de agosto de 2013

APLAINANDO OS CAMINHOS PARA O MESSIAS

Escrito em 12/11/2012

“E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.[...] E tu menino, será chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados. (Lucas 1: 17, 76 e 77)

Zacarias e Isabel era um casal temente a Deus, pessoas justas e irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos; ela era estéril e ambos já avançados em idade. Mas Deus os escolheu para serem os pais de João Batista, que viria ao mundo com uma missão especial.

O verso 17 acima são palavras do Anjo que anunciou a concepção de João ao seu pai, quando oficiava no templo. Os versos 76 e 77 foram profetizados por Zacarias, após o nascimento do menino.

Importa destacar também que os profetas Isaías (40:1-5) e Malaquias (3:1), que viveram muitos séculos a.C., profetizaram sobre a vinda de um mensageiro, que iria preparar o caminho para a vinda do Messias.

Assim, João Batista foi uma pessoa muito querida aos olhos de Deus; veio ao mundo de forma miraculosa, com uma missão especial: preparar o espírito do povo para a vinda do Messias, o Redentor tão esperado.
 
João Batista teve uma tarefa nobre, porém árdua, porque o povo estava afastado do Senhor, pela prática principalmente da idolatria e assim foi necessário que ele transmitisse mensagens de advertência, incentivando ao arrependimento dos pecados e à conversão, porque o Messias deveria logo Se manifestar ao povo, para efetivar a redenção do homem.

Coube a João Batista aplainar os caminhos do Messias e aqueles que aceitavam a sua mensagem eram batizados com água.

Fonte: http://ts1.mm.bing.net

Quando Jesus veio ao encontro de João Batista, pedindo o batismo, o Espírito de Deus revelou ao segundo que o primeiro era o Messias tão aguardado e então, João Batista exclama: “Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”.  Disse também que não era “digno de desatar-Lhe as alparcas” (sandálias).

Na verdade, João Batista nem queria batizar Jesus, porque se julgava indigno. Mas Jesus insistiu, porque este era um evento importante no cronograma do Plano da Redenção, que teria de ser cumprido.

Assim, o maior privilégio do Batista foi batizar Jesus e ver o Espírito Santo descendo sobre Ele em forma corpórea, como pomba e ouvir a voz de Deus bradando do céu: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. O batismo de Jesus ocorreu no 27 d.C.

João Batista teve sua vida ceifada ainda jovem, com pouco mais de trinta anos, tendo sido decapitado por ordem de Herodes, a partir de uma trama armada por Herodias, que vivia com ele, mas era mulher de seu irmão Filipe e o traíra. Eles haviam sido advertidos pelo Batista sobre tal fato e conclamados ao arrependimento e abandono do pecado, mas ao invés de acatar, ela optou pela vingança.

Jesus afirmou: “... dentre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João Batista”.

Jesus veio e cumpriu a fase mais dolorosa do Plano da Redenção, dando a Sua vida num sacrifício expiatório para salvação da humanidade. Ele ressuscitou, subiu aos céus, mas prometeu voltar e nos resgatar deste mundo de pecado.

Estamos já no século XXI e aguardamos ainda a segunda vinda de Jesus, em poder e glória.

Temos uma missão semelhante a de João Batista: levar ao mundo a mensagem da volta de Jesus e a importância da nossa preparação para ela, de modo que sejamos encontrados justos diante de Deus.

Que possamos como João Batista cumprir a nossa missão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário