domingo, 17 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO

Escrito em 14/09/2012

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio [...] no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento.” (Provérbios 6:6 e 8)
 
Fonte: http://bocaberta.org

Salomão é o autor do livro de Provérbios contido na Bíblia. Quando subiu ao trono, ele se sentiu totalmente incapaz para a função; então, pediu a Deus que lhe desse discernimento para governar a nação. Deus atendeu o seu pedido e  Salomão foi um rei muito sábio.

Em Provérbios ele fala de temas do cotidiano. O escolhido para hoje constitui uma advertência contra a preguiça. Ele toma como referência a formiga, este ser quase insignificante (às vezes, até irritante para as donas de casa), é que Salomão nos orienta a observar e imitar. Imagine!

Por que justamente a formiga deve servir de exemplo, de incentivo ao trabalho?

Porque, para a formiga, não existe mal tempo; trabalha sempre e continuamente; quando não está buscando o alimento, ela o está preparando. As formigas seguem um caminho específico quando estão trabalhando, observam um método, são unidas e muito organizadas. 

Existem pessoas que perdem boas oportunidades na vida porque não estão dispostas a enfrentar a luta, os desafios, a carga horária de trabalho, a rotina que todo trabalho impõe, mesmo os mais criativos.

Dizem que “a ociosidade é oficina do diabo” e é verdade, porque a pessoa à toa, acaba se envolvendo em coisas não edificantes, como vícios e jogos e depois se enreda de uma tal forma, que se torna difícil escapar.

Além do incentivo ao trabalho, este provérbio também nos transmite nas entrelinhas, a importância da economia e da prevenção. Este assunto é altamente oportuno na sociedade consumista em que estamos vivendo. Existem pessoas que não pensam no dia de amanhã; vivem somente “o aqui e agora”. Enquanto têm, consomem; e depois, passam falta.

Como eu venho de uma família pobre, aprendi muito cedo a importância do trabalho e da economia, eu e meus irmãos. Todos trabalhamos desde a infância, ajudando nos afazeres domésticos, nos serviços prestados para fora ou mesmo trabalhando fora. Ninguém comia o pão da preguiça.

Minha mãe, já com 97 anos de idade, não se permite passar o tempo à toa; o máximo que ela admite é “tirar uma rápida soneca” à tarde; o restante do tempo é trabalhando; por sinal, até dá mais trabalho para quem a acompanha, porque às vezes se acidenta, por causa da vista fraca. Mas ela é ativa, gosta de trabalhar, é como uma formiguinha. E sempre nos alertando para economizar.

Desde a criação, o Senhor designou o trabalho para o ser humano e ainda especificou que devemos trabalhar por 6 dias da semana e descansar no sétimo, porque também Ele assim o fez na criação.

O Senhor espera que Seus filhos sejam trabalhadores, ativos, proativos e criativos e que façam sábio uso de seu tempo, seus bens, suas posses, evitando o desperdício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário