sábado, 9 de fevereiro de 2013

ACESSO AO TRONO DA GRAÇA

Escrito em 10/09/2012

“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hebreus 4:16)

Fonte: http://4.bp.blogspot.com

Este versículo da carta aos Hebreus encerra em seu âmago um incentivo para o cristão se aproximar confiantemente de Deus, buscando-O em Seu trono, para obter misericórdia e graça na hora da necessidade.

Interessante que o autor da carta, provavelmente Paulo, refere-se ao trono de Deus como trono da graça, ao passo que quando pensamos em trono, a primeira ideia que nos vem à mente é de majestade. Claro que se trata do trono da Suprema Majestade, mas que tem prazer em receber Seus filhos, não Seus súditos, com graça. Lembremo-nos que a graça é um dom, um favor imerecido.

Outro detalhe importante é o termo “portanto” que coloca este incentivo como resultante de algo dito anteriormente. Verificando então o que foi dito antes, descobrimos que os versos anteriores falam de Jesus assumindo a posição de sumo sacerdote que penetrou os céus, após Sua morte e ressurreição. Lembremo-nos que Ele morreu para nos salvar.

Além disto, os versículos anteriores enfatizam que Jesus é um sumo sacerdote que Se compadece de nossas fraquezas, pois Ele quando esteve na Terra em figura humana, foi exposto a todos os tipos de tentação, porém suportando-as e se mantendo sem pecado. Jesus viveu aqui na Terra experiências de vida semelhantes às que passamos. Neste sentido, Ele Se identifica conosco, pois experimentou as lutas que enfrentamos contra o pecado e sabe como é difícil.

Agora, na posição de sumo sacerdote, Jesus nos abre acesso ao Seu trono, para O buscarmos com confiança e alcançar misericórdia e graça.

Por esses motivos, podemos nos achegar confiantes ao trono de Deus.

Para entender melhor esta situação, comparemos com uma entrevista de emprego que teremos de fazer numa empresa. É natural ficarmos apreensivos diante do novo, do desconhecido. Depois, descobrimos que um ex-colega de trabalho é o gerente que vai nos entrevistar. Ufa, que alívio! Aí, a gente já vai mais confiante, mais tranquilo.

Finalizando, Jesus está atualmente exercendo a posição de sumo sacerdote no Santuário Celestial e intercedendo por nós junto ao nosso Pai Eterno. Assim, podemos nos aproximar confiando em Sua misericórdia e perdão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário