quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

VEM E VÊ

Escrito em 09/09/2012

“Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiam os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.” (João 1:45 e 46)

Contra o preconceito, não há muito o que se fazer, pelo menos não de imediato. Acredito sim que preconceitos podem ser derrubados, mas por um processo educativo de médio ou longo prazo.

Na presente situação, a atitude de Filipe com Natanael foi a mais produtiva possível, pois vendo com os próprios olhos, não haveria o que, nem como contestar. Se Filipe, na ocasião, tivesse tomado tempo explicando por A + B e até Z a Natanael sobre Jesus e que Ele era o Messias prometido, provavelmente Natanael não acreditasse, porque seu coração estava carregado de preconceito. Então, iluminado pelo Espírito Santo, Filipe propõe-lhe que fosse ao encontro de Jesus e visse por si mesmo, de forma simples, objetiva e imperativa: “vem e vê”.

Eu entendo muito bem os preconceituosos e tenho até uma certa tolerância com eles, porque eu também já fui muito preconceituosa. Para dizer a verdade, antes de me converter eu pensava: “crente é gentinha”. Achava super “brega” andar com uma Bíblia debaixo do braço. Mas o Senhor foi misericordioso comigo e me deu oportunidade de conhecer a Verdade, de conhecer a Jesus e a Sua Palavra. E após ter “ido e visto”, e ainda “experimentado”, não tive outra alternativa honesta, a não ser seguir o meu Mestre.

Depois disto, não tive mais problema em carregar a minha Bíblia, pois a considero o Livro dos livros, a fonte que mata a sede, a luz que espanca as trevas da ignorância, o poder que liberta.

Além desse preconceito, depois de aceitar Jesus como meu Salvador Pessoal, a minha mente clareou de tal forma, que consegui vencer muitos outros preconceitos.

Natanael teve oportunidade de conhecer pessoalmente a Jesus e reconhecê-Lo como o Messias. Jesus antecipou para ele: “vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (vers. 51).

A mesma coisa aconteceu com Nicodemos e com outros que a Bíblia relata. E continua acontecendo com muitos dos Seus filhos errantes sobre a Terra.

Fonte: http://cabecaaberta.files.wordpress.com
O problema porém é que o preconceito cega as pessoas de uma tal forma, que as bitola dentro de uma situação tradicional, que elas rejeitam a oportunidade que lhes é dada e passam a defender, às vezes, até de forma irracional, aquilo que creem. Quando isto acontece, a solução pode vir através de muita oração intercessória e também pela força do exemplo, para que seja quebrada a parede, a barreira do preconceito. 

Que possamos ter uma mente aberta e acessível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário