sábado, 16 de fevereiro de 2013

O PODER DA PALAVRA E DO LOUVOR


Escrito em 13/09/2012

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” (Colossenses 3:16) 

Fonte: http://sites.ucb.org.br
Neste versículo da carta aos Colossenses, como em outras cartas, Paulo incentiva os irmãos à cooperação espiritual.

Quando ele diz “habite ricamente”, dá a entender um convívio mais profundo com a Palavra de Deus, não apenas um conhecimento supérfluo, baseado numa leitura ocasional.

Interessante observar que primeiro ele orienta para o enriquecimento espiritual, para depois incentivar às atitudes de cooperação, o que é natural, porque ninguém pode dar o que não tem; assim, é preciso buscar o alimento da Palavra de Deus para depois compartilhar.

Na sequência, ele diz “instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria”; a instrução denota aquisição de conhecimento e o conselho mútuo já envolve a prática da troca de conhecimento, conforto, enfim, o apoio uns aos outros, para edificação conjunta da igreja.

O versículo também incentiva ao louvor, nas suas diversas modalidades, o que ajuda muito na união e crescimento espiritual da Igreja. Existem Igrejas que possuem diversos conjuntos e corais, praticamente em todas as faixas etárias; algumas possuem até orquestras. E o louvor nessas Igrejas tem um lugar de destaque. A Igreja Central de Vitória-ES é um bom exemplo neste aspecto.

No ano de 2011, fui morar em São Carlos-SP, uma cidade muito voltada para a vida universitária; a minha filha mais nova estudava lá na USP. Por causa das universidades, para lá vão muitos jovens adventistas, sem suas famílias; então, eles desenvolvem um senso muito forte de apoio mútuo. Representam uma força jovem unida na Igreja: formam vários conjuntos e corais, estudam em grupo as lições da Escola Sabatina, reúnem para estudo e avanço doutrinário, participam da liderança nas atividades da igreja, realizam trabalho missionário, social e cultural na comunidade, passam o sábado praticamente juntos, cada um prepara algum alimento para o almoço de sábado; comemoram os aniversários, praticam esportes, fazem excursões e retiros espirituais. E o interessante é que muitas famílias tradicionais das igrejas locais engajam neste movimento jovem.

Voltando ao versículo de hoje, ao final, Paulo incentiva ao espírito de gratidão, que deve permear todas atividades do nosso viver.

É uma alegria participar de uma Igreja que põe em prática as orientações da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário