domingo, 3 de fevereiro de 2013

O ATALAIA DE DEUS

Escrito em 07/09/2012

“A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel.” (Ezequiel 33:7)

Fonte: http://2.bp.blogspot.com

O atalaia é o indivíduo que recebe a função de anunciar ao povo algo que irá acontecer. Antigamente o atalaia tocava uma trombeta, para atrair o povo e dava a notícia de que fora incumbido.

O contexto de Ezequiel 33 é a advertência que um atalaia deveria levar ao povo, por ordem de Deus. O interessante é que Deus demandava do atalaia o sangue daqueles aos quais o atalaia deixara de anunciar a mensagem, mas o isentava do sangue daquele que havia recebido o aviso e não dera a devida atenção.

Trazendo para a questão da divulgação do Evangelho da Salvação em Jesus Cristo, nós que já recebemos a mensagem e fomos tocados por ela e a ela atendemos, nos tornamos atalaias de Deus. Ele nos incumbe de levar a mensagem das boas novas aos nossos semelhantes. Nós temos de anunciar. Se eles aceitam, ótimo. Se não aceitam, não respondemos pelo sangue deles. No entanto, se deixamos de anunciar, Deus nos responsabiliza por isto.

A Palavra de Deus nos orienta que falemos, quer seja oportuno, quer não. Alguns crentes levam tão a sério esta orientação, que chegam a se tornar inconvenientes, pois invadem a privacidade das pessoas e insistem em pregar e o fazem de qualquer maneira. Esquecem de que Deus também dá o livre arbítrio aos seres humanos, de modo que estes podem dizer: sim, não, agora não, depois ou nunca.

Eu mesma já ouvi de uma pessoa: “não quero ouvir nada de Bíblia, não quero que pregue para mim”. Bem, não responderei pelo sangue desta pessoa. Diante da rejeição, a única coisa que podemos fazer é orar por essas pessoas, para que mudem de opinião, para que Deus propicie um outro meio de conversão. O poder de Deus vai muito além da nossa finita sabedoria e abre portas de variadas e inesperadas maneiras.

Assim, incumbe-nos utilizar vários métodos. Já ouvi a história de uma pessoa desesperada, assentada num banco de uma praça, já pensando em suicídio, que recebe um folheto de um desbravador, lê e daí consegue enxergar uma luz no fundo do poço, vai ao endereço indicado no folheto, recebe a Palavra da Salvação e o apoio da Igreja, se converte e se torna um membro atuante, um verdadeiro atalaia.

Cabe esclarecer que “desbravador” é um membro do Clube de Desbravadores da IASD, entidade destinada ao desenvolvimento cristão de crianças e adolescentes, bem como ao seu preparo para situações de sobrevivência, como montar uma tenda, escalar montanhas, primeiros socorros etc. Cada desbravador é também um mini atalaia.

Servir de atalaia é uma alegria para aquele que ama a Jesus e ao seu semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário