sexta-feira, 20 de julho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO NOME


Minhas flores - Sara, Mira e Riza em 1990

Escrito em 02/06/2012

Há pouco mais de trinta anos, em 26/05/1982, nascia minha filha mais velha.


Durante nove meses, meu marido e eu cultivamos a idéia do nome LOUANA caso fosse menina. (Na época, já dava para saber o sexo na gestação, mas eu preferia a surpresa). Louana seria a junção do início do nome da minha mãe - Lourdes e o nome da mãe dele - Ana.

No dia seguinte ao parto, meu marido chega ao hospital, vindo do trabalho, abre a porta do apto e diz em alto e bom som: “ A menina não vai mais se chamar LOUANA”.

Imaginem: eu só não caí porque estava deitada. Os colegas de trabalho dele haviam lhe contado que estava passando uma novela, onde a protagonista se chamava assim e era possessa de 7 espíritos malignos. Daí, disseram para ele: Poxa, voce um cara tão religioso, não vai dar um nome desses para sua filha, não é?!...

Começamos então a estudar outros nomes, estabelecendo vários critérios: dois nomes curtos, iniciados com a mesma letra, de boa sonoridade, fácil de falar e de escrever e com significado, pesquisando em vários dicionários.

Na Bíblia, sempre os nomes têm significado, como por exemplo: ‘Emanuel” significa “Deus Conosco”, “Samuel” – “de Deus o pedi”, “Raquel” – ovelha mansa, assim como “Nabal” significa “filho de Belial” e está associado à loucura.

Ao final de 12 dias, chegamos a um consenso: SARA SOFIA.

Sara vem do Hebraico e significa “princesa”, Sofia vem do Grego e significa “sabedoria”; juntando os dois podemos entender como “princesa da sabedoria”. Bonito? Então, ele foi ao Cartório para registrar a menina.


Na segunda filha, já foi mais fácil, porque já tínhamos os critérios definidos. Definimos RIZA RUTE.

Riza vem do grego e significa “raiz” e Rute vem do Hebraico e significa “amizade”; juntando os dois podemos entender como “raiz de amizade”.

Já na terceira filha, a primeira filha queria participar dando o nome de MIRA. Fomos pesquisar: Mira vem do latim e é o nome de uma estrela que fulgura o ano inteiro e significa “Maravilha”. Aí precisávamos de outro nome com “M”, fomos para a Bíblia e logo descobrimos “Melque”, de Melquisedeque, Rei de Salém. Aí trocamos o “que” para “ke”, para ficar mais curto e ficou MIRA MELKE, que podemos interpretar como “Maravilha do Rei”.

Felizmente, de uma situação desagradável, Deus nos inspirou de tal maneira, que conseguimos dar a elas nomes, dos quais elas se orgulham e tentam honrar.

Quase sempre os pais buscam para os filhos nomes que eles gostam por um motivo ou outro, geralmente as histórias são bem interessantes. Eu amo ouvir.


O nome é tão importante que se alguém recebeu um nome que lhe causa constrangimento, vexame, vergonha ou outro sentimento negativo, a Lei Brasileira permite a mudança.

Mas... o nome que temos aqui na Terra, embora tenha sua importância, é passageiro; fico curiosa com o nome que Jesus vai me dar eternidade.

Apocalipse 2:17, s.p. diz:

“... Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.” (grifo nosso)


Um comentário:

  1. Meu nome é Louana e advém da mais linda história de amor que conheço. Meu Pai Luiz e minha mãe Ana :)

    ResponderExcluir