domingo, 22 de julho de 2012

RENOVAÇÃO DA MENTE

Escrito em 04/06/2012

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Ontem mencionamos a importância de cuidar da saúde física, mental e espiritual e demos uma pincelada no aspecto físico. Hoje vamos adentrar um pouco no aspecto mental e espiritual.

No texto bíblico acima, Paulo se dirigia aos Romanos, aconselhando-os à transformação, a partir da renovação da mente. O contexto de época, com forte influência grega, era de uma filosofia pagã, em que as virtudes como amor, misericórdia e piedade eram consideradas defeitos. Em suas crenças, seus deuses tanto podiam atormentar a mente humana como ajudá-la.

Em contrapartida, Paulo pregava o Evangelho da Salvação por um Deus de amor, capaz de dar a própria vida para reconciliar o homem com Deus. Assim, era necessária uma renovação da mente: tudo que alimentava o espírito do povo estava impregnado de ideias totalmente opostas à mensagem de Jesus. Eles tinham que jogar fora suas crenças poluídas para receber e experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. E qual é a vontade de Deus? Que todos cheguem à salvação.
fonte: http://williambarter.wordpress.com

Trazendo para nosso tempo, a tecnologia tem proporcionado excelentes recursos, que influenciam a nossa mente, mas tanto pode conduzir para o lado positivo quanto para o negativo. Então, estamos igualmente numa situação em que necessitamos urgentemente de renovar a nossa mente, para que o Espírito de Deus possa nela habitar e trazer para nós e nossos semelhantes a benéfica influência do Deus verdadeiro, criador do céu e da terra e de tudo que neles há; deste Deus que também Se transformou, Ele Se fez Homem na pessoa de Jesus Cristo, para mais facilmente alcançar os homens, evidenciando por palavras e obras, o Seu padrão, baseado no Amor e na Graça.

Estamos nos amoldando, nos conformando com o padrão deste mundo, cheio de violência, de poluição material e moral, de endeusamento do corpo “sarado”, de mistura espiritual, que é muitas vezes louvada pela mídia; alguns até se orgulham de serem “ecléticos”.

Analisando o tempo em que vivemos, o conselho de Paulo continua válido para nós, no sentido de alcançarmos uma transformação genuína, a partir da renovação da nossa mente, amoldando-a à de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário