terça-feira, 31 de julho de 2012

UM DEUS PESSOAL

Escrito em 14/06/2012

“Então, ele [Moisés] disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. [Deus] Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.” (Êxodo 33:18 e 19)

fonte: uibgow.bay.livefilestore.com        
Ontem eu disse que o nosso Deus é um ser pessoal e que há muitas evidências bíblicas de que esta assertiva é verdadeira. Assim, trago hoje um texto de que gosto muito. O contexto é melhor entendido mediante a leitura de todo o cap. 33.

Observa-se ali que Deus e Moisés tinham um relacionamento interpessoal bastante próximo e que conversavam face a face, “como se fala a um amigo”. A expressão “face a face” não quer dizer que Deus permitisse que Moisés visse o Seu rosto de frente (o vers. 20 esclarece isto), mas neste episódio, Deus Se manifestava numa coluna de nuvem, à porta da tenda da congregação, em que se achava Moisés.

Moisés então pediu a Deus que lhe mostrasse a Sua glória, ao que Deus correspondeu, afirmando que faria passar toda a Sua bondade diante dele, abrangendo ainda Sua misericórdia e compaixão. Além disto, criou uma condição para que Moisés (que era um ser humano, limitado, finito, que necessitava, como nós, de uma maior concretude para seu entendimento), O visse apenas de costas.

Interessante aqui que Deus identifica Sua glória com bondade. Quase sempre, nós humanos, associamos glória com fama, sucesso, ostentação, mas Deus faz exatamente o contrário. Quanto temos a aprender!...

Na mesma ocasião (vers. 17), Deus diz a Moisés que o conhecia pelo nome e que ele (Moisés) havia encontrado graça diante dos olhos dEle (de Deus). Também aqui sentimos, percebemos “Deus como um ser pessoal”, pois Ele Se revela a Moisés numa atitude acolhedora; geralmente nos interessamos pelo nome das pessoas, quando elas são importantes para nós. 

Já quanto à graça, o conceito mais conhecido pelos adventistas é o de que “a graça é um dom imerecido”, isto referindo-se à salvação, que não é por mérito e sim mediante a fé; é um dom de Deus. Particularmente, entendo que neste texto, o termo “graça” sugere a ideia de simpatia, ou até um sentimento mais profundo, de “empatia”.

fonte: 2.bp.blogspot.com 
Tudo bem que Deus considerava Moisés uma pessoa especial, tanto é verdade que lhe concedeu a ressurreição antes da volta de Jesus, como evidenciam os Evangelhos.



DEUS PODE E QUER SE REVELAR UM DEUS PESSOAL para cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário