terça-feira, 24 de julho de 2012

NOVA CRIATURA

Escrito em 06/06/2012

Fonte: salmos3703.files.wordpress.com     
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 
(2 Coríntios 5:17)

Gosto muito da ideia de novação, renovação, novo nascimento, tão presente na Palavra de Deus. Interessante: à medida em que envelhecemos, ela se torna mais atraente; “claro”.

Mas a razão por trás do “claro” não é o envelhecer físico, porque Paulo não está  se referindo aí a um rejuvenecimento físico, se bem que ele pode, em certo grau, acontecer, por via de consequência, em função de um novo estilo de vida adotado pelo cristão.

O meu ”claro” refere-se a um crescimento na graça e na comunhão com Jesus, o que, por sua vez, envolve um processo de santificação, que se inicia lá trás, quando alguém tem o primeiro contato com Jesus e dá oportunidade ao Espírito Santo, para ir trabalhando em sua mente, de forma lenta, gradual e contínua. Não se descarta aqui a possibilidade de um conhecimento instantâneo e eficaz, que eventualmente acontece com alguém. Porém é mais comum o conhecimento de Jesus Cristo ocorrer num processo gradativo, até que a pessoa chegue a um estágio de verdadeira integração com Ele e, para ser coerente consigo mesma, toma a decisão de aceitá-Lo definitivamente. Então, esta pessoa se torna uma nova criatura.

A nova criatura pensa diferente, tem atitudes diferentes, age diferente; ela tem uma nova referência, um novo modelo a imitar, um novo objetivo de vida, um novo sentido para a vida. Deixa para trás os hábitos nocivos à sua saúde física, mental e espiritual e adota novos hábitos que lhe promovam um novo vigor em todos os aspectos. Abandona o pecado e foge dele, porque ele “faz separação entre nós e o nosso Deus” e quer se aproximar de Deus cada vez mais; estar em Sua presença.

Uma nova criatura passa a enxergar a si mesma e ao seu semelhante como alguém por quem Jesus deu a própria vida, e desta forma, sente que cada ser humano tem um lugar especial no coração de Deus.

Uma nova criatura se torna mais sensitiva às necessidades do outro; tem o desejo de assistir ao pobre em sua fome, ao doente em sua enfermidade, ao perdido em sua busca.

Assim, a consequência natural de “estar em Cristo” é nos tornar uma “nova criatura”. Hoje posso ser uma nova criatura, se não o fui ontem; amanhã poderei ser uma nova criatura, se não o fui hoje. Mas Jesus nos convida continuamente, e nos espera de braços abertos, não nos esqueçamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário