sexta-feira, 27 de julho de 2012

CONSTRUINDO A CASA


Escrito em 09/06/2012

“Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a  rocha. E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” (Mateus 7:24-25)

Fonte: sphotos.ak.fbcdn.net
Jesus gostava de utilizar as experiências do cotidiano humano para conduzir os seus ouvintes ao entendimento de mensagens espirituais. As palavras acima foram ditas já no final do Sermão do Monte, quando uma multidão O ouvia atentamente e estava maravilhada com a Sua doutrina, porque Ele a ensinava com autoridade.

Às vezes fico pensando sobre as tantas habilidades por Ele demonstradas. Com as palavras acima, Ele é o engenheiro civil. Uma casa para ter resistência, para suportar as intempéries, necessita de uma fundação compatível. O engenheiro que calcula precisa considerar o subsolo, o solo, a precipitação de chuvas na região, os ventos, o peso a ser colocado, enfim, uma série de fatores, para definir o tipo de fundação, e mais a estrutura, o telhado e outros componentes a serem empregados na construção.

Então, esta é uma figura totalmente condizente com a mensagem do texto. Jesus é a rocha onde devemos apoiar a nossa casa espiritual. Ouvindo as Suas palavras e colocando-as em prática, estaremos firmes nos momentos da adversidade. Se estivermos na rocha que é Cristo, teremos uma estrutura que nos permitirá suportar a perda de um ente querido, uma doença que temporariamente nos deixa na cama, ou para sempre numa cadeira de rodas, a perda de um bom emprego, as lutas na educação dos filhos, os aborrecimentos do convívio com uma pessoa difícil, os imprevistos no trânsito, enfim, uma lista infinita que a vida nos impõe.

Ressalta-se ainda que Ele fala numa sequência de verdadeira tempestade: chuva caindo, rios transbordando e vento soprando e, quase sempre, quando os problemas nos sobreveem, acontece desse jeito, vários ao mesmo tempo, em cascata, em volume e peso cada vez maiores. Ao pensar nisto, me lembro da história de Jó; ele resistiu, porque sua casa espiritual estava edificada sobre a rocha, que é Cristo Jesus, nosso Senhor.

Interessante observar pelo texto que não estamos livres dos problemas, porém estando apoiados na rocha que é Jesus, teremos melhores condições de enfrentá-los, administrá-los, suportá-los.

Na ocasião, Jesus também deixou clara a contrapartida: se edificarmos a nossa casa espiritual sobre a areia, quando cair a chuva, transbordarem os rios e soprarem os ventos dos problemas da vida, não teremos o suporte e a estrutura para aguentá-los. Edifiquemos então sobre a Rocha - Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário