quarta-feira, 25 de julho de 2012

CORPUS CHRISTI


Escrito em 07/06/2012

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” (Mateus 26:26-28)

                    Fonte: 4.bp.blogspot.com/ceiar1.jpg


Hoje grande parte do mundo cristão comemora o “Corpus Christi”, expressão em latim que significa o “Corpo de Cristo”. Esta comemoração decorre do interesse em se propagar a crença da transubstanciação, ou seja, mudança de substância. Considera-se que a partir das Palavras de Cristo na última ceia com os discípulos, conforme versículos acima, ocorre uma real mudança, que aquele pão se converte no corpo e o vinho no sangue de Jesus.

Ora, esta crença não é compartilhada por outra grande parte do mundo cristão, a qual considera que Jesus, naquela ocasião, estava utilizando uma figura de linguagem, uma metáfora. Ele também recomendou que os discípulos rememorassem a Ceia no futuro, até a Sua volta.

Desta forma, enquanto aguardamos a volta de Jesus, eventualmente, cerca de 4 vezes por ano, a Igreja Adventista do Sétimo Dia celebra a Ceia do Senhor, nos mesmos moldes descritos na Bíblia, inclusive a Cerimônia do Lava-pés, que por sua vez, é considerada como uma Lição de Humildade que Jesus nos ensinou. É oportuno pedir e/ou conceder perdão uns aos outros, pelos coisas que fazemos e que desagradam a Deus.

Temos uma reverência especial por esta cerimônia, porque nela Jesus alerta e prepara o espírito dos discípulos para o Seu sacrifício em favor da salvação do homem, que aconteceria poucas horas depois.

Assim, o corpo dele sofreria a morte natural humana, porém de uma forma violenta, agressiva e extremamente dolorosa, porque lá na Cruz, ele carregou o peso dos pecados passados, presentes e futuros de toda a humanidade. Lá na rude cruz, Ele derramou o Seu sangue, sangue este que é o símbolo da vida, o sangue da nova e eterna aliança derramado para remissão dos nossos pecados.

O simbolismo empregado por Ele na Ceia é muito expressivo, porque usou o pão para representar o Seu corpo e o vinho para representar o Seu sangue, o que nos leva a considerar com reverência ímpar a Cerimônia da Ceia do Senhor.

A nossa reverência é revestida também de um sentimento de gratidão pelo Seu sacrifício expiatório a favor de Seus filhos, entre os quais me incluo, pois O aceito como meu Salvador pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário