quinta-feira, 26 de julho de 2012

APRENDENDO A CONTAR OS NOSSOS DIAS

Escrito em 08/06/2012

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.“ (Salmos 90:12)

                                   Fonte: 1.bp.blogspot.com           

O Salmo 90 é de autoria de Moisés e se constitui numa belíssima e profunda oração, onde este homem, o mais manso que já existiu na Terra, ressalta a eternidade e o poder de Deus, contrastando-os com a efemeridade e pequenez do ser humano.

É neste contexto que Moisés pede a Deus que nos ensine a contar os nossos dias. Estranho pedido! Até os analfabetos sabem contar, fazem cálculos menos complexos... Por que então aprender a contar os dias? Qual a necessidade e importância deste aprendizado? No mesmo pedido, ele esclarece: com o objetivo de alcançarmos a sabedoria de coração.

Mas ainda fica alguma coisa no ar. Se ele pede para que Deus nos ensine, então nós somos os aprendizes. Por que aprender a contar os dias nos levaria a corações sábios?

Voltando ao versículo 10, ele diz: 

Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!"
Fonte: ojuararidan.files.wordpress.com
Entendo o seguinte: se cada ser humano, desde cedo, aprendesse a contar os seus dias, ou seja, tivesse a plena consciência de que a sua vida aqui na Terra é apenas um sopro, que vai passar muito rapidamente, de que ele depende inteiramente da graça de Deus, para obter a salvação e um dia chegar à vida eterna, ele procuraria viver uma vida de maior comunhão com Deus, uma vida mais à semelhança do seu Criador, Mantenedor e Redentor, uma vida que honrasse mais o nome de Deus. Desta forma, este ser humano que assim vivesse, estaria em vida aqui na Terra, usufruindo de um coração sábio, que proporcionaria a si mesmo e, por sua influência, àqueles que vivem ao seu redor, condições para viverem num ambiente mais seguro e saudável psicologicamente, onde a sua maneira de viver, na presença de Deus, refletisse o verdadeiro, o divino Amor.

Hoje eu participei do funeral da mãe de uma amiga; ela faleceu com quase 91 anos e viveu uma vida cristã abundante, conforme comentou o oficiante. Não cheguei a conviver com ela. Mas como diz o versículo 10, e, segundo a minha amiga, sua mãe sofreu muito nos últimos meses, porque os órgãos vitais dela estavam funcionando precariamente. Foi um funeral sereno, pois ela educou sua família nos princípios cristãos e se foi com a perspectiva de ressuscitar, quando da volta de Jesus. Creio que ela aprendeu a contar os seus dias e alcançou coração sábio.

Eu ainda quero aprender a contar os meus dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário