domingo, 29 de julho de 2012

NOSSAS ASPIRAÇÕES X NOSSAS POSSES


Escrito em 11/06/2012

“Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)

Fonte: joanadarc.files.wordpress.com
Voltemos ao episódio que desencadeou a prisão de Pedro e João. Estes dois discípulos chegam ao templo e logo na entrada se deparam com um homem de mais de 40 anos de idade, coxo de nascença, deixado ali para pedir esmolas.

Esta era uma cena comum nos tempos de Jesus e continua sendo nos dias atuais. E há sempre dois lados na situação: o lado de quem pede e o lado de quem dá.

No relato em questão, o homem coxo queria uma esmola. O que é uma esmola? Quase sempre é um quantia irrisória em dinheiro que algum transeunte abordado oferece ao pedinte.

Faço um parêntese para relatar uma experência recente acorrida em Vitória–ES, vivenciada por um irmão de fé, que passa por uma senhora idosa, assentada ao canto da calçada no centro da cidade; ela estava com uma enorme ferida purulenta na perna, exposta a todo tipo de poluição e mosquito. Diante daquela cena, ele se compadece dela e lhe oferece ajuda, para levá-la a um hospital, para iniciar um tratamento digno. Para sua surpresa, ela rejeita a oferta e alega que é com aquela perna daquela jeito que ela consegue dinheiro para sua sobrevivência. Dá para acreditar?

Voltando ao relato bíblico de Atos, o homem coxo queria uma esmola. Ele estava ali, acostumado à sua vidinha de pedinte, provavelmente nunca tivera a expectativa de uma melhor sorte, a cura, então, nem pensar! Como um coxo de nascença poderia alimentar a esperança de andar normalmente? Afinal, ele era realista sobre a sua condição. Sua aspiração era, na melhor das hipóteses, auferir uma graninha razoável até o fim do dia.

Mas aparecem Pedro e João, que não tinham dinheiro, prata ou ouro, dois metais de alto valor, que representam aqui o poder financeiro, mas eles possuíam algo de muito maior valor que a prata ou o ouro, o poder recebido de Jesus Cristo, para restabelecer em definitivo sua saúde e permitir-lhe, desta forma, assumir uma vida digna. E o homem creu e andou e saltou.

Fonte:2.bp.blogspot.com
Jesus pode e quer nos dar o melhor, o Seu poder é o mesmo ontem, hoje e amanhã, mas muitas vezes estamos acomodados nos cantos das calçadas da vida, aspirando apenas por esmolas de terceiros, enquanto Ele possui o poder para nos conceder o melhor: uma vida digna e abundante ao lado dEle, enquanto aqui na Terra, e a vida eterna, no futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário