domingo, 27 de janeiro de 2013

A CASA DE DEUS EM RUÍNAS

Escrito em 01/09/2012

“Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? – diz o Senhor dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um corre por causa de sua própria casa. Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos.” (Ageu 1:9 e 10)

Fonte: http://content-portal.istoe.com.br/

Ontem conversamos sobre a Reverência. Hoje veremos como Deus dá importância à Sua casa, ou seja, ao templo onde Seu povo se reúne para o encontro com Ele.

O texto de hoje faz parte da advertência dada ao povo de Judá, ao governador Zorobabel e a Josué, o sumo sacerdote, por meio do profeta Ageu, no segundo ano do rei Dario, já no período de dominação da Medo-Pérsia.

Lembrando o contexto histórico, o maravilhoso templo que Salomão construíra havia sido destruído na invasão babilônica. Por 70 anos o povo judeu ficara cativo em Babilônia, no tempo do rei Nabucodonosor e de seus descendentes e sucessores até a tomada do reino pela Medo-Pérsia.

Importante destacar que os judeus tinham retornado a Jerusalém e cada um se preocupava em reconstruir suas próprias casas – o que era totalmente legítimo, mas o tempo passava e nada de se investir esforços na reconstrução do templo. Deus fizera vir a seca, a baixa produtividade da terra e ninguém as associava com o desinteresse pela casa de Deus. Foi necessário que Deus Se manifestasse aberta e objetivamente, conforme os versículos escolhidos para hoje. Somente então, eles partiram para a reconstrução do templo.

O que isto tem a ver conosco hoje?

A meu ver, a situação se repete, pois muitas vezes, a Casa de Deus fica em total descaso, enquanto nos preocupamos em habitar em casas cada vez melhores, com maior conforto. Queremos o melhor carro; de preferência, trocar a cada ano, sempre com um ZERO km. Procuramos dar aos nossos filhos o que pensamos ser a melhor escola, as roupas de marca, a tecnologia informática de ponta, os passeios de férias, entre outras coisas. Tudo justo, naturalmente, mas não podemos deixar de priorizar as necessidades espirituais, que incluem o lugar de culto e adoração a Deus.

Assim, os verdadeiros filhos de Deus se engajam da forma como podem, na doação de tempo, talento e dinheiro para construir a Casa de Deus ou para torná-la um local mais compatível com o nome do Senhor, onde o Evangelho da Salvação em Cristo Jesus possa ser pregado e levar mais e mais pessoas a conhecê-Lo, amá-Lo e serví-Lo. 
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário